PROTESTOS CONTRA O GOLPE: ATÉ A MAÇONARIA ESTÁ REVENDO OPINIÕES.

1 de abril de 2016

Maçom progressista na Praça da Sé - São Paulo

Maçom progressista na Praça da Sé – São Paulo

 

Presença marcante em todos os atos ‘contra a corrupção’ puxados pela direita e nas manifestações a favor do impeachment, os maçons normalmente passam despercebidos.

Discretos e silenciosos, não vociferam ‘fora PT’, ‘fora Dilma’, ‘Lula na cadeia’, ou ‘vai pra Cuba’ em coro com a massa. Mas estão lá, sempre. Estiveram até mesmo na triste reedição da Marcha da Família com Deus pela Liberdade de 2014.

Curiosamente, ontem, 31 de março, aniversário de 52 anos do golpe militar de 1964, lá estavam os maçons na mesma Praça da Sé, onde a primeira Marcha da Família ocorreu em oposição ao governo João Goulart, contra o que temiam ser a ‘implantação de um regime comunista no Brasil’ e favorável ao golpe militar (que veio duas semanas depois).

Era um grupo muito pequeno, não mais que cinco pessoas, mas o banner que ostentavam chamou atenção: “Maçons em defesa da democracia.” Parecia pegadinha. O que estariam fazendo ali?

Lauro Fabiano, analista de sistemas e membro da loja ‘Fernando Pessoa’ de São Paulo (loja é como são chamados os locais de reunião maçonicas, termo derivado do latim que nada tem a ver com comércio), esclareceu ao DCM:

“Estamos aqui mostrando que, apesar da maioria da maçonaria brasileira ser conservadora, nós temos muitos maçons de esquerda. Com um pensamento progressista, socialista, comunista, várias correntes da esquerda. Estamos nos posicionando contra esse golpe que se pretende dar num governo legitimamente eleito.”

Maçons de esquerda?

“Temos maçons no PT, no PcdoB, no PCB, no PCO. Somos maçons que tentamos resgatar a maçonaria de origem francesa, que apoia os movimentos sociais. E não somos poucos.”

Quantos?

“O percentual é baixo, começamos há pouco tempo pela internet. Mas já temos um grupo de aproximadamente 150 membros espalhados pelo Brasil. Em relação ao número total de maçons no Brasil hoje, que deve estar na faixa de uns 300 mil, é um percentual baixo. Agora, tem também muitos despolitizados, que vão seguindo a maioria, e estes podem se interessar.”

Mas não há uma resistência ou censura por parte da maçonaria? Podem discutir isso abertamente?

“Não. A discussão ocorre mais pela internet, no mundo virtual. Porque ao vivo o pessoal não é bom de diálogo, já vem com aquela conversa “ah, você é comunista”, então dificilmente chega no nível partidário da discussão. E nas lojas é mais complicado de se debater porque, como a maçonaria brasileira é descendente da inglesa, os ingleses colocaram a regra de que não se discute política nos templos.”

Como se vê, quanto mais a luta se prolonga, há uma maior probabilidade de alguns setores da direita, notadamente os desinformados, começarem a acordar para o que está acontecendo. A forte adesão da classe artística demonstrada ontem foi igualmente importante. Ao ver atores da Globo repetirem “Não vai ter golpe!”, até aquela sua tia que assiste novelas pode repensar. Ou, no mínimo, parar para pensar.

Encontrar membros da maçonaria na Praça de Sé fez perceber que nem tudo está perdido.

Publicado aqui.

Published in: on abril 1, 2016 at 2:25 pm  Comments (48)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2016/04/01/protestos-contra-o-golpe-ate-a-maconaria-esta-revendo-opinioes/trackback/

RSS feed for comments on this post.

48 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Quando expõe-se o pensamento maçónico, vem como resposta imediata os fatos históricos que destacam sua precença no mundo e que representam esta sociedade. Homens notáveis em todos os segmentos. como Alejadinho, Floriano Peixoto, Rui Barbosa, etc .O que eu não entendo bem como alguns homens, cidadãos em suspeita ou declaradamente em corrução são cobertos com o manto da proteção ou silencio maçónico. Exemplo há três srs da politica do PSDB que desejam ser escolhidos para o mais alto cargo do país, que é da Presidência,, são do mesmo partido e por coincidência os três estão citados pela Lava Jato por corrução, e também são mação. Existe expurgo, censura, chamada de ordem ou de atenção ou cada um mostra sua própria força.. Creio , sinceramente ,que o povo não pode ser enganado pelo silencio de uma notável irmandade.

    • Meu Irm.’., me desculpe pela fraqueza, mas a verdade é que, como instituição e seus membros em sua esmagadora maioria, a Maçonaria NO BRASIL é altamente conservadora. Nem de longe fazem jus, instituição e membros, ao adjetivo “PROGRESSISTA” com o qual se autodenominam. Uma pena !
      E, de modo geral, somos, sim, declaradamente contra todo e qualquer partido político (o PT especialmente) que represente qualquer coisa que não seja o conservadorismo.
      Os maçons brasileiros não reconhecem a corrupção endêmica que assola a nossa nação há décadas, apoiaram descaradamente a Ditadura de ’64 e minimizam, não se importam ou fingem que não vêem os crimes cometidos por qualquer um que não seja um Petista ou aliado.
      É triste mas é o que vejo no dia-a-dia, no contato com IIrm.’. do GOB, do GOP e da GLESP e que verifico nos diálogos travados em Fóruns maçônicos de outros estados.

  2. Meus IIrm.’.,
    Creio que esta questão – que é sintomática – abre espaço para que debatamos o que realmente interessa, o que, a meu ver, tem alguns pontos centrais que não foram abordados, ou foram mal abordados:
    – De início, creio que todos entendem que RESPEITO e TOLERÂNCIA devem imperar entre nós. Convenhamos, é muito triste termos exemplos de intolerância e de falta de respeito explícitos entre nós.
    Assim, tenhamos cuidado ao nos manifestarmos sobre o que pensam e dizem os demais IIr.’. Se sequer nos respeitamos, a quem iremos respeitar?
    – Por outro lado, muito embora eu entenda perfeitamente a atitude do Irm.’. que aparece na foto – a quem não conheço – atitude esta que, a meu ver, é uma reação ao posicionamento de outros IIrm.’. que se permitem comparecer PARAMENTADOS a manifestações políticas (um verdadeiro absurdo, convenhamos) creio mesmo que deveríamos evitar posicionamento que possam ser entendidos como assumidos EM NOME DA MAÇONARIA..
    – Definitivamente, NINGUÉM fala pela Maçonaria, além dela mesma, nem mesmo os SSer.’. Ggr.’. MM.’.. E mesmo estes, quando fazem, precisam ter MUITO CUIDADO quando falam em nome dos Maçons, pois representam A TODOS NÓS.
    – Ela, a Maçonaria, só o faz através de seus Rituais. E todos aqueles que se obrigaram a estender os seus estudos além dos Graus Simbólicos sabem perfeitamente bem que ela fala de modo absolutamente assertivo. SEMPRE, NA DEFESA DA DEMOCRACIA, DA JUSTIÇA E DA IGUALDADE ENTRE OS HOMENS.
    – NENHUM Maçom deveria crer que pode dar ao luxo de defender qualquer ideia que não venha em favor da Democracia. Se desejar fazê-lo, que o faça como um cidadão comum. De preferência, que antes solicite o seu ‘quite placet’ para que possa fazer a sua pregação doutrinária em outros ambientes, e em outra condição que não a de Maçom.

    Por fim, é a pluralidade de visões e de ideias que conduz ao crescimento e à evolução. E para que elas possam vicejar entre nós, volto ao início, RESPEITO e TOLERÂNCIA são pedras angulares de nossa relação.

    Os que assim não entendem, não creio que sejam apenas pedras brutas carecendo de polimento. São homens errados, no lugar errado.

    E a culpa é nossa, dos demais, que os trouxemos para o nosso meio, sem a necessária e devida sindicância.

    • Exatamente por não poder falar em nome da Maçonaria, que prega LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, princípios que jamais se coadunarão com regimes comunistas, respeito os cunhados que pensam assim, como seres humanos livres que são, mas entendo que suas ideias de revolução bolivariana e revolução do proletariado, que estão no cerne dos partidos comunistas citados na reportagem, ferem frontalmente os da Maçonaria, e concordo inteiramente com o cunhado Octaviano Neto que deveriam pedir seus QPs e jamais levar uma bandeira da Maçonaria para defender suas ideias espúrias e em defesa de princípios profanos. E mais, este blog faz sistematicamente comentários dissimuladamente ferinos a respeito da Maçonaria e me calei até agora. Dobre a caneta.

      • Cara Cunhada,

        A Maçonaria defende a justiça e a legalidade. O verdadeiro maçom não pode aceitar, por exemplo, o golpe de estado perpetrado contra um governo democraticamente eleito. Naturalmente, sendo composta de membros da classe dominante, a instituição maçônica reverberará as tendências majoritariamente conservadoras e reacionárias de seus membros. Essa é uma realidade, apesar de existir em seu seio um grande número de maçons e lojas progressistas que minoritariamente nada podem fazer para que a Ordem deixe de ser vista como uma reduto conservador.
        O blog é democrático e tem visão crítica sem se deixar cegar pelos antolhos impostos pela mídia e pela cegueira ideológica conservadora. O autor é maçom regular do GOB, grande benemérito da ordem, ou seja tem bastante tempo de casa, suficiente para ter uma visão crítica dela.

      • A cunhada, de fato, não entendeu o propósito do meu texto.
        Na verdade, quem deve pedir o seu QP, são os Irmãos que não reconhecem nos demais o direito a uma visão democrática de livre pensar, isto é, do que significa de fato o dístico Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sempre presos ao sectarismo político, à direita x esquerda, capitalismo x socialismo, etc . . .

        E estou de pleno acordo com o Irmão Fillardo: NENHUM MAÇOM PODE PACTUAR COM O GOLPE QUE ORA SE APRESENTA.
        Erros e falhas todos os Governos têm, e todos devem ter o direito e a obrigação de corrigi-los, a bem da nação.
        O que ora se apresenta, entretanto, é um esbulho, é a antidemocracia, é o famoso “jeitinho” brasileiro aplicado da forma mais baixa e rasteira possível. A nosso prejuízo, isto é, de TODOS nós.
        E por fim, defender a Ditadura Militar como vi nos comentários . . .
        Tenham a santa paciência. É demais !

  3. Porque o comentário que eu fiz desta matéria não esta aparecendo ???

    Date: Fri, 1 Apr 2016 17:26:05 +0000 To: rogerioleitesp@hotmail.com

  4. Não acho legal por o nome da maçonaria em pro ou contra um governo que todos tem o direito de ter a opinião que quiser e ate formar grupos com ideias iguais mas não á necessidade de expor a maçonaria com a frase (Maçons em defesa da democracia ) sendo que muitos outros maçons pesam diferente que o impeachment do atual presidente seria para defesa da democracia.´.

  5. Maçonaria de INTERNET, é maçonaria de BRINCADEIRA. Essa maçonaria não existe. Não representa nada. Claro, que quando está na rua, com uma faixa com os dizeres MAÇONARIA e os desenhos do ESQUADRO E O COMPASSO, para quem está vendo essa faixa até acha que é de fato maçonaria. Mas…

  6. Fala sério , isto é um picareta aproveitador que não quer saber que o golpe já foi dado pelos ptralas e lularapio .

    Enviado via iPad do CHICÃO (61)9841-5487

  7. Entendo que o que está em jogo não é um partido. O que está em jogo é um governo totalmente despreparado e voltado para sua perpetuação no poder, adotando a corrupção generalizada como fonte de recursos para bancar tudo. Foi montado um esquema para a roubalheira. Chegar a quase falir uma empresa do porte da PETROBRÁS, é considerado um exagero. Corrupção que ultrapassa os 50 bilhões, é outro exagero. Tudo o que foi feito para arrumar uma “boquinha” no governo para os companheiros, não tem outro nome senão o de aparelhamento.
    Com tanta empáfia, publicidade a mil por hora, e hoje se contar com 10 milhões de desempregados, não se pode ter em brincadeira. Com a previdência chegando ao insuportável, e se negar a alguma reforma condizente para a sua manutenção, é um acinte. Com a roubalheira chegando aos Fundos de Pensão, prejudicando exatamente os trabalhadores que tanto dizem defender, é o máximo do cinismo.
    O pior de tudo é ainda ter alguém que defenda isso!
    É uma pena em nosso meio, encontrar maçons que parecem não verem isso ou estão com outras intenções; também sejam um desses beneficiados com o aparelhamento e com sua “boquinha” garantida.
    E a razão é bem simples para discordar do caminho que estamos trilhando: o tal de comunismo não deu certo em lugar nenhum do mundo. Sua instalação onde chegou a acontecer, sempre se deu com violência, o tal de GOLPE. Por outro lado, o socialismo que se pretende implantar é o tal do bolivariano, que deixou a Venezuela do jeito que está. E ainda, um governo que se amasiou com esses governos ditatoriais, corruptos, e ainda os defendem não merece qualquer outra coisa senão um sonoro “FORA!”
    E quanto a participação de maçons nas manifestações, como cidadãos, têm mais que fazer mesmo. No entanto, o uso da maçonaria somente pode ser aceita por quem a representa em seu todo, que são as potências existentes. E não vi qualquer potência se manifestar nesse sentido.

  8. Antes de falarmos sobre nosso apoio partidário ou opinião política, sejamos Maçons pela formação e nunca pelo avental.
    Antes de comentarmos sobre os ambientes externos às Lj.’. observemos as consequências do que estamos consentindo acontecer, internamente.
    Percebamos que a aceitação dos adeptos aos quais nos devotaremos como Ir.’. me parece equivocada dos critérios e propósitos Maçônicos. Como resultado destas negligentes triagens seletivas, lemos notícias como esta que me trazem à opinar, conspirando as ações públicas realizadas por estes presunçosos Maçons. Estandartes em punho, não representam a Maçonaria, seus conceitos e fundamentos em ações. O verdadeiro Maçom se expõem tendo atitudes e ações condizentes com o caráter pessoal em constante transformação ascendente, deixando à margem da sua vida pregressa as consequências ocasionadas pelas paixões e escolhas da vida profana.
    Nunca excluso da Sociedade, mas com constante vivencia social e política, busca no aprimoramento do seu senso de Justiça, o equilíbrio, com a prevalência da razão, sobre as emoções.
    Lançar-se sob exposição pública é direito de qualquer Pessoa, seja ela Maçom ou não. Mas quando feita por um Verdadeiro Maçom, poucos, senão Maçons conseguem reconhecê-lo considerando o comportamento, as atitudes, os cuidados, seus assuntos, suas palavras, num conjunto virtuoso, que faz o Maçom ser reconhecido como Pessoa DIFERENTE.
    A principal virtude de um Maçom, reporta-se no “guardião dos segredos” . Guardar segredo como virtude, deve ser interpretada pela abrangência do que isto representa: Não ser fofoqueiro, não ser exibicionista, não fazer oposições sob âmbitos inflamados e sob ótica única, não exacerbar as diferenças entre as pessoas por que isto desune, diminui, nunca julgar, nunca comungar com as virtudes inversas ( que neste caso que me trás à comentar e que foi por razões de manifestação pública sob opção política, quando na atualidade o Brasil vive as mazelas do mau caratismo feito especificamente de roubos, desvios, falcatruas, conchavos, corrupção, etc…etc.) e tendo como resultado social o desemprego, a insegurança, a estagnação econômica etc…etc!
    A política brasileira, atual e na total abrangência militante partidária, mantém a argumentação que os DIREITOS individuais, a DEMOCRACIA e a manutenção das CONQUISTAS e IGUALDADES SOCIAIS poderão ser perdidas. Como se direito estivesse à frente das RESPONSABILIDADES individuais ! Como se igualdade social pudesse ser IMPOSTA e nunca decorrente da conquista individual e coletiva, por consequencia! Como se democracia fosse forma da ação PARTIDÁRIA e não forma de ação política para a liberdade e a igualdade social, política e econômica do povo e da Nação, já conquistado e disciplinado pela Constituição de 1988.
    Falta ao povo brasileiro, conhecimento que trará cultura, discernimento para fazer escolhas, responsabilidade para ter direitos, respeito e limite para se reconhecer cidadão.
    Para Ser Maçom deve haver cidadania, discrição e lisura. Mas, para alguns é somente oportunidade como objeto promocional, socialmente falando. É viver de avental, no mundo profano. São estes que denigrem a Or.’. M.’. e rotulam-na privando no Conjunto o aprimoramento coletivo. São estes que nada fazem por si e para si, quanto menos pelos demais que lhe considerarão. São as “batatas” podres que mal aceitas quando escolhidas, dividirão os Trabalhos ou pior ainda, formatarão ações contestatórias aos reais Conceitos e Propósitos Maçônicos.
    Maçons de carteirinha, provenientes como alunos da internet, adeptos ou não de Lj.’. relapsas, devem ser menosprezados e se necessário até expulsos da Or.’. M.’. se estiverem incluso. São estes que destinam a Maçonaria à extinção, decorrente da constante degradação que fazem, em desagravo aos Sublimes propósitos, que por estes, é totalmente ignorados.
    Alertemo-nos e repudiemos estas políticas manifestações isoladas antes que resultem em nefastas consequências sobre toda Irmandade, considerando o ditame popular que reconhece maior facilidade na destruição que na construção. E o Maçom, é CONSTRUTOR!!

    Claudio I da Rosa
    M.’.M.’. – Lj.’. Plátanos da União nº4289
    Federada ao GOB

  9. Maçons pela internet?..São legítimos? Claro que não. Certamente foram expulsos das lojas e criaram as famigeradas Lojas Mistas.Não importa a preferência política. Esses que está aí certamente não são maçons.

    Date: Fri, 1 Apr 2016 17:26:01 +0000 To: reinaldocastro@hotmail.com

    • Não faz sentido responder a todos os Irmãos que se manifestaram, separadamente. Então para o grupo DA DIREITA vamos lá:
      – Ninguém falou em MAÇONARIA PELA INTERNET. O grupo troca ideias pela Internet, é isso e nada mais. SOMOS TODOS REGULARES !
      – Por favor, leiam um pouco mais, aprendam um pouco mais, e abram os seus corações para a realidade brasileira e para as suas necessidades.
      – NINGUÉM esta defendendo corruptos ! Cadeia neles.
      MAS, PARA TODOS ELES, SEM SELETIVIDADE!

      • APOIADÍSSIMO !
        Absolutamente perfeita a colocação. Curta e grossa, para que se entenda claramente o que se passa.
        Maçons de verdade, discutindo de forma verdadeira os verdadeiros problemas do Brasil, para que tenhamos uma OPERAÇÃO LAVAGEM COMPLETA, de verdade, não só de fachada e seletiva, para que NENHUM dos corruptos e corruptores fique de fora.

      • Muito bem, então os partidos de esquerda que o cunhado citou na reportagem querem ver presos os corruptos, começando por Lula, Dilma, Dirceu, e Cia. Ltda.? É mesmo?! Até agora só os vi endeusando esses indivíduos. Até agora estou vendo a DIREITA pedindo que Operação LAVA-JATO continue. Pedindo a prisão de todo e qualquer corrupto independente de partido, porque não os acoitam dentre seus pares. Não os vitimizam e nem os transformam em heróis.

      • Cara cunhada,
        Entendemos que você tenha uma visão conservadora e limitada da realidade. Seu sobrenome tem sabor de quatrocentão comprometido com a classe dominante.
        Mas, sugerimos um estudo mais intenso da matéria Geopolítica e Política internacional para entender exatamente do que se trata todo esse golpe de estado desencadeado pela operação lavajato conduzida por um juiz fanático e desonesto que age injustamente e seletivamente na aplicação da justiça.
        Os maçons de esquerda querem que a corrupção seja totalmente debelada, como diria o corrupto Collor, “duela a quien duela”. Mas não é escondendo que o Fernando Henrique também é corrupto, que o Alckmim está até o pescoço enterrado na corrupção do metrô, que os outros partidos também receberam milhões de reais de corrupção, ou seja, agindo para que somente um partido seja punido.
        Não é destruindo a economia do país e entregando o patrimônio nacional e comprometendo o futuro das gerações de brasileiros.
        Os maçons conservadores, tão ciosos de sua qualidade de elite nacional, deixam-se levar pela Globo e outros agentes estrangeiros e embarcam como qualquer ignorante em uma histeria coletiva que miraculosamente cessa no momento em que o objetivo do golpe foi atingido, e coloca no poder uma coleção de corruptos que envergonham o país.

        O Brasil acabou. Somos agora, publicamente, o que sempre fomos: uma cleptocracia apoiada por uma instituição que tem princípios que não se coadunam com a classe de homens que governa o país.

      • Meu Irm.’. Fillardo;
        Até porque estamos afinados de razão e de coração, me obrigo a dizer: :
        – Não perca seu tempo respondendo a comentários sobre seus posts. Quem gostou, gostou, quem não gostou que não acesse mais a sua página (ótima, aliás !).
        Jamais conseguiremos “fazer a cabeça” de nossa classe média, principalmente da “família maçônica”. De modo geral, como você bem sabe, temos um viés absolutamente conservador, desde o século XVIII, e nossa forma de admissão só reforça o quadro. É pura perda de tempo, ou masoquismo (você decide!).
        TFA

      • Brother Octaviano,

        Você sabe que minha motivação com esse blogue é educacional. O maçom médio tem muita dificuldade em encontrar material de estudo sobre Maçonaria e queremos concentrar o máximo de informação.

        Por isso dou-me o trabalho de contestar ou comentar os comentários. Nunca se sabe se o vivente está nas trevas e busca a luz.

        Fiat Lux!

      • É claro que sei de seus propósitos. Até por isso mesmo a minha advertência. Liberdade de pensar e de ser NÃO é uma premissa maçônica para a maioria de nós. É só um discurso, uma fachada.
        O pessoal simplesmente não entende o significado de L.’. I.’. F.’.
        Eles ficam na superfície, no subjetivo. Quando vamos para o concreto, somos comunistas, PTistas, esquerdistas, etc . . .
        Já perdi amigos / irmãos que pensava serem “do peito”, só por manifestar uma visão questionadora ao “Fora PT, Fora Lula e Fora Dilma”. Uma pobreza. De espírito !

    • o que tem a ver loja mista com posição política????????

  10. Por que meu comentário foi censurado ? Por que não está publicado como os demais ?

  11. Comemoramos hoje o aniversário de 52 anos da contrarrevolução de 31 de Março de 1964. Digo contrarrevolução pois a revolução que estava em marcha era para implantar a ditadura do proletariado no Brasil, para ser mais claro, o comunismo, que transformaria nosso país em uma imensa Cuba.
    A luta foi árdua. Os comunistas iniciaram uma guerra armada contra o Estado Brasileiro, guerra suja, de guerrilha e terrorismo, o empresário Henning Boilesen foi morto a tiros quando ia para o trabalho, o Cap. Chandler foi metralhado na frente da esposa e dos filhos pequenos, o Soldado Mario Kosel foi explodido por um artefato lançado pelos terroristas, o tenente Alberto Mendes Jr. foi trucidado a coronhadas, explodiram uma bomba no aeroporto de Guararapes fazendo inúmeras vítimas inocentes. Assaltos a bancos com vítimas eram constantes e olha que estou falando de apenas alguns casos que me recordo agora.
    As forças armadas tiveram que travar esta guerra suja, onde o inimigo não tinha rosto, nem farda, nem escrúpulos de qualquer ordem. Essa luta foi iniciada pelos inimigos da democracia, é inevitável que de uma guerra suja, ninguém saia com as mãos limpas, mas ressalte-se, quem iniciou o confronto armado foram os terroristas de esquerda.
    A guerrilha de selva, iniciada no Araguaia foi vencida pelas nossas Forças Armadas, e caso não a tivéssemos vencido, estaríamos com um sério problema, como o enfrentado pela Colômbia até hoje com as Farc, que iniciaram os seus crimes na mesma época.
    Além de enfrentar com bravura os insurgentes comunistas o regime militar transformou o Brasil de um país agropastoril em uma nação quase moderna. Realizaram o maior plano de alfabetização em massa do mundo, o Mobral, criaram empresas estatais, como Telebras, Eletrobras e outras, que naquela época cumpriram uma função importantíssima para o nosso desenvolvimento. Embraer, que até hoje fabrica maravilhas tecnológicas. Expurgaram corruptos, combateram a sonegação de impostos (lembram-se do Talão da Fortuna?), promoveram campanhas de vacinação em massa, modernizaram o Estado, com as novas regras ditadas pelo Decreto-Lei 200/67, que vigoram até hoje, ocuparam a Amazônia, quando tantos outros países queriam internacionalizá-la. Ponte Rio/Niterói, jóia da engenharia nacional. Hidroelétricas e linhas de transmissão. Nenhum dos ex-presidentes militares ficou milionário recebendo propinas e favores. Isto é o mínimo que posso dizer, diante do muito que realizaram, mas existem os que não gostam de falar destas realidades !
    Nossas Forças Armadas cumpriram seu papel com brilhantismo e estão de parabéns, nos salvaram das garras do socialismo e construíram um novo Brasil, sem tudo o que fizeram no passado, sem toda a infraestrutura que construíram, não teríamos chegado aonde estamos.
    31 de Março, temos muito a comemorar !

    • parabéns Adalberto!

    • Acho eu que todos tem o direito de ter tua opinião de achar o que quiser eu tenho a minha acho que por o nome da Maçonaria em protesto pro ou contra não vejo como boa coisa o maçom pode protestar e exercer a sua opinião e ate reunir grupos que pensam igual a ele mas eu não vejo necessidade de por a Maçonaria diretamente no meio, a frase (Maçons em defesa da democracia ) não cai bem sendo que muitos outros maçons pensam diferente que o impeachment do atual governo seria o melhor para a democracia.´.

    • Ir.´. Adalberto gostei muito do teu texto peço permissão se eu poderia publicar na minha pagina do Facebook e também compartilhar com alguns Ir.´. e amigos

      • Sim meu Irmão, pode reproduzi-lo e publicá-lo, citando a fonte. É muito importante que os feitos dos governos militares sejam relatados com imparcialidade, pois muitos criticam a “ditadura”, sem saber o que foi e o que realizou. Um TFA.

  12. Empunhar um banner na rua significa o quê? “Maçons pela Democracia”? Muito conveniente para os que, vendo naufragar seu projeto de poder, denigrem a Maçonaria, com atitudes como essa. A “democracia” que defendem é aquela onde a “massa” é arrebanhada, dominada e subjugada pelas castas do poder que se alternam no Brasil para expropriá-lo de sua riqueza e deixar o povo na ignorância. Essas castas são as oligarquias que corrompem e são corrompidas. Que falam em democracia com o único propósito de estabelecer o totalitarismo e continuar com seu projeto de poder.
    Verdadeiros Maçons respeitam e trabalham incessantemente pelo Estado Democrático de Direito. Não é o caso de quem “faz maçonaria pela internet” e fazem disso um negócio. São apenas marionetes da corrupção e da tirania!
    #chegadegolpe

  13. Que Maçonaria e essa que explica o porque?
    Não sou contra o que é real e verdadeiro, sou contra o roubo a má administração da coisa pública, das comissões imbutidas no preço das obras para pagar políticos corruptos, como os nomeados pela lava jato e ainda os que não foram incluídos, mas que tem envolvimento em atos desonestos e esses também encontramos em Templos Maçônicos disfarçados de maços.

  14. Me perdoem os IIrm.’., mas faço notar que existe uma enorme distância entre ser Socialista e ser Comunista. Entre ser Socialista e ser Petista (sem qualquer especial demérito ao partido).
    Trata-se de uma questão de outra ordem, claramente não ercebida pelos Iirm.’.
    Talvez, por falta de informação e/ou formação.

    • Todo socialista quer a divisão dos bens. Dos outros. Porque será que fechou 100 mil portas comerciais no Brasil o ano passado, causando em torno de 2 milhões de desempregados.? Aquele que com seu suor conseguiu abrir uma portinha para ser um comerciante, é visto como bandido pelos socialistas. Socialistas usam a massa pobre, os ignorantes, além de intelectuais ou “pseudos-intelectuais”, para se manterem no poder. Não vejo muita diferença com os comunistas apoiados pelo governo Brasileiro, como por exemplo Cuba, cujo ditador faz o que quer com o seu povo e ninguém tem o direito de abrir a boca.
      COMO UM MAÇOM PODE APOIAR UM GOVERNO QUE APOIA UM DITADOR COMUNISTA?
      NOSSO LEMA: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
      Vamos falar da igualdade que prega a maçonaria.
      É aquela em acordo com a constituição do Brasil que fala que somos iguais perante nossos direitos e deveres. Não tem nada a ver com socialismo.

      • Brilhantes palavras meu Irmão !

  15. O artigo informa equivocadamente, ou de má-fé, que”a maçonaria está revendo suas opiniões”. Ora, não é a maçonaria, são alguns maçons. Há uma distância enorme. A maçonaria brasileira tem centenas de milhares de componentes enquanto os maçons “de esquerda” participando dos atos em defesa da quadrilha que vem causando tanto mal à nação, são apenas uns poucos gatos pingados, ainda bem !

    • Irmão Marcondes, você foi muito feliz em seu comentário. A maioria esmagadora de maçons que conheço, são contra todo esse desmando que vem ocorrendo em nossa Pátria. Nossas cores não tem nada a ver com o vermelho da podridão.

  16. Realmente é triste ver Maçons defendendo o governo petista. Acusação da justiça é que foram eleitos com dinheiro sujo da Petrobrás. Ver nosso país caminhando para trás como a Venezuela.
    Ex presidente com vocabulário chulo, ofendendo toda as nossas instituições. Governo que virou um balcão de negócios, para escapar do impeachment, conforme denuncia toda a imprensa.
    Todo corrupto deve ir para a cadeia é o que defendo. Mas, se os principais, os chefões não forem agora para depois vir em cascata e pegar todos, não vejo mais esperança.
    Sinceramente a hora é agora.

  17. Por ter membros da família que foram torturados em 64,depois exilados na Europa sempre fugindo.Por ter trabalhado no S2 da 4RM,e muito mais,hoje sou a favor da democracia absoluta! Sem partido e contra a corrupção mas a favor da constituição! Um golpe apoiado por bandidos também( aecim demostomes torres),mas respeito as opiniões de todos e não tolero a ignorância,ódio e separação que está ocorrendo Brasil a fora com muitos que nem sabem o que é golpe!Não conhecem a tortura,a escuridão e a morte.Um TFA a todos.

  18. Ser maçon e defender comunismo/socialismo e os golpes que este governo espúrio e corrupto vem aplicando na Pátria é totalmente incompatível. Defendemos a liberdade, igualdade e fraternidade coisas que este sistema totalitário é totalmente contrário.
    Infelizmente, na ordem existem pessoas que se aproveitam e a usam em desacordo com seus preceitos, nem deveriam ter sido iniciados.

  19. Essa publicação deve ter o destino que merece, ser esquecida no refluxo da ondas.

    Dar espaço a estas bobagens, seria como jogar pérolas aos porcos.

  20. Alguém teria o e-mail do Irm.’. Lauro Fabiano?
    Eu gostaria de um contato com ele.

  21. Após todo esse tempo fica difícil estabelecer um diálogo entre o que se pensa de um conservador e de um progressista. Se voltarmos a 1964 acho que poderíamos dividir entre esquerda e direita. Lá era a ditadura de direita contra a ditadura do proletariado. No meio da história um povo que não sabia exatamente o que estava acontecendo. Hoje com a falência dos sistemas de esquerda, temos sim que atender as necessidades da população sem paternalismo e obtenção de recursos oriundos de roubalheiras. Sendo que isso serve para todos os políticos. Quanto aos maçons deve-se observar que somos contra qualquer tipo de tirania ou ditadura. Seja ela de esquerda ou de direita. Cuba, Venezuela, Coreia do Norte e outras variações bolivarianas estão longe do nosso contexto.

  22. Golpe é o que o PT fez ao Brasil nos últimos anos! Vergonha esse blog defender CRIMINOSOS!!! Será que também estão mamando nas tetas do nosso povo sofrido? Chega de tiranos e usurpadores! Chega de golpe!!! Maçom Progressista o K C T!!! Comunista vagabundo que deveria ser expulso, ou melhor, nunca ter sido iniciado.

    • Efetivamente, muito respeitoso e tolerante o seu comentário.
      Digno de um verdadeiro iniciado na Arte Real, de um busca
      Com este tipo de postura estaremos “na roça” mesmo, logo, logo.
      Se é que já não estamos.

  23. Irmão Mauro Donato, não sou filiado a nenhum partido político e não sou nem de direita e nem de esquerda. Principalmente comunista que usam a democracia pra acabar com ela. E, onde conseguiram governar só levou fome e desgraça.
    Aqui no Brasil o pt foi nossa esperança.
    Veja tudo que fizeram contra o povo brasileiro. Através da incompetência e vários presos por corrupção. No ano passsdo mais de 100 mil portas de comércio fechadas no Brasil. 10 milhões de desempregados. O Brasil está quebrado pela irresponsailidade. MST invadindo e sendo aplaudido e apoiado pelo governo.Nossos impostos sendo desviados para países de ditadores sanguinários.
    Que democracia é essa.?

    • Essa matéria faz jus ao 1 de abril.

  24. Caro irmão, parabéns por essa publicação.

    TFA.´.,

    Leandro

  25. Existe O MAÇOM … e aquele que se julga maçom … mas está longe de ser.
    No meu entendimento o cidadão falou bobagens.

  26. Acho muito interessante o posicionamento. Independente do lado que se torce. Há que se estimular a discussão.
    O radicalismo e o pre julgamento como “coxinhas e Petistas” em nada agregam e apenas incentivam o silencio daqueles que tem algo a dizer.
    A maçonaria, tem um importante papel em nossa sociedade, e como tal, fico feliz em ver um posicionamento publico.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: