Tratado de reconhecimento entre a GLNF & GODF

Tradução J. Filardo

glnf&godf 1 

De http://www.ritofrances.net  :

Quem teria pensado em dizer a um jovem Grão-Mestre do GODF como Alain Bauer, que tinha tanto lidado com as questões de reconhecimento quando de “regularidade” que a sede do Grande Oriente da França seria um dia ser invadida pelo que Alec Mellor chama de “irmãos separados”, mas no sentido inverso. Bem, 15 anos depois, Alain Bauer deve ter ficado impressionado com a aterrissagem que a Grande Loja Nacional Francesa (GLNF) fez na Rue Cadet, a sede do Grande Oriente de França (GODF). Incrível!

 

glnf&godf 2Parece que além de evocar o astral, porque essa notícia parece ter sido “prevista” entre alguns pensadores maçónicos muito tempo atrás, um livro intitulado: “Franco-maçonnerie: régularité et reconnaissance, Histires et postures” (Maçonaria: Regularidade e Reconhecimento, Histórias e Posturas), escrito por Roger Dachez, parece ser o livro ideal ao qual se voltar para ajudar a entender o novo conjunto de relações sugeridas no  capítulo “Somos todos regulares”. Sim, os caminhos da diplomacia maçônica são muito complicados, conforme Alain Bauer com algum desapontamento veio a entender de seu alter ego no GODF, Philippe Gugielmi.

E é também a estréia dos “Encontros Lafayette” abertos com uma reunião entre o GODF e a GLNF, porque a partir de 21 de maio de 2015 em diante, um dos grandes líderes do Grande Capítulo Geral do Rito Francês do Grande Oriente de França: Philippe Guglielmi assinou em Paris, um tratado de reconhecimento entre os Altos Graus do Rito Francês da Grande Loja Nacional Francesa (GLNF) “regular” e o Grande Capítulo Geral do Rito Francês do GODF. (GCGRF-GODF) “liberal”.

glnf&godf 3.jpgO conteúdo do Tratado de Reconhecimento entre o mais alto órgão do Rito Francês de “regularidade francesa” representando a GLNF, e o GCGRF-GODF, não foi revelado ainda, o que, em parte, representa algo como “óleo e água”, mas como você pode imaginar, envolverá a alegada reestruturação do Rito Francês dentro da GLNF em relação aos seus graus mais elevados, porque embora a Grande Loja controle o Rito Francês nos graus azuis, a cisão da GLNF trouxe a remoção de Philippe Thomas e seu (Grand Chapitre Français), bem como o abandono de H. Vigier e subsequente criação de seu próprio Sublime Conselho do Rito Francês. Nesse interim, os altos níveis autônomos do RF da GLNF e salvaguardados dos protocolos de reconhecimento entre a Grande Loja da Inglaterra (UGLE) e a GNLF, estavam em um estágio complexo de sua evolução.

Embora ainda esteja por se ver se o tratado afetará a reorganização destes corpos colaterais do RF da GLNF; se esses Irmãos podem visitar Capítulos do GCGRF-GODF, embora seus rituais tenham pouca semelhança … De qualquer forma, no final, devemos felicitar o GCGRF-GODF por este golpe de mestre, e essas abordagens. Parabéns P. Glugielmi!

Em qualquer caso, não devemos esquecer que, incrivelmente, a GLNF foi uma divisão interna do GODF devido à questão de, entre outras coisas, o GADU …

E eu me pergunto se esta situação significará que algo semelhante possa acontecer em breve na Espanha a entre os corpos GCGRF GODF – GLSE com o lado dos Altos graus do RF  da Grande Loja de Espanha (GLE).

Tudo está em fluxo.

Victor Guerra. Vº do Rito Moderno.

http://www.ritofrances.net/2015/05/foto-de-p.html

 

 

(Postado por E C Ballard ஃ at 8:55 PM )

 

Publicado on julho 8, 2015 at 4:37 pm  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/tratado-de-reconhecimento-entre-a-glnf-godf/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. […] Tratado de reconhecimento entre a GLNF & GODF […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: