Como tornar-se maçom. (Na França, é claro…)

Por  Yannick Comenge

Nem vale a pena comprar a próxima edição do l’Express se você quiser saber mais sobre a Maçonaria. O mais simples é ainda entrar nela. Aqui nós vamos explicar como. Exemplo: na Internet. Não se pode parar o progresso.

lojafrança

Esta semana, o l’Express tenta dissecar o mundo da maçonaria. Sempre envolvida em mistério, as obediências, muitas vezes, atraem as mais loucas fantasias: de segredos, de coisas não ditas, de bastidores. Mas, longe de querer entrar no sensacionalismo, eu optaria por uma descrição mais realista da fraternidade na França; é importante apresentar a marcha a seguir para simplesmente abordar as lojas, pesar suas diferenças e poder integrá-las.

O maçom hoje, de acordo com a literatura mais recente, deve ser apaixonado por uma forma de filosofia fraterna, mas também nutrir um forte sentimento de participação em uma obra comum de progresso social e humano. Além disso, 200.000 irmãos franceses são marcos e ativos da sociedade, dispostos a dar muito de si para as mudanças graduais em nossa democracia bastante imperfeita. Para conseguir isso, os maçons, com grande frequência abrem suas portas, seus templos. Ainda é preciso saber onde os encontrar …

Longe do showbiz

As Lojas na França. Para os não iniciados, a Maçonaria pode parecer remota e, no entanto, ela é facilmente acessível. Em primeiro lugar, os irmãos, geralmente idosos, muitas vezes revelam-se e dizem pertencer ao Grande Oriente, à GLDF (Grande Loge de France), GLNF (Grande Loja Nacional), DH (Droit Humain), GLMF (Grande Loja Mista da França) ou finalmente, à GLTSO (Grande Loja da Ópera) … Revelar-se é um ato raro e forte para um maçom. Ele faz esse gesto de transparência, tendo em mente que, mesmo hoje, ainda, especialmente entre os partidos populistas com 20% das intenções de voto, ele pode se transformar em alvo ou ser molestado.

Todo maçom conhece o pesado tributo que a Segunda Guerra Mundial os fez pagar em termos de deportação. Além disso, esta confidência é muito impactante, quando feita. Nada tem a ver com o caráter de “showbiz” da abordagem de Xavier Bertrand. Esta confidência é exclusiva, porque um maçom é o único a poder declarar sua condição de membro e nenhum de seus irmãos o pode citar como tal. Revelar-se a alguém pode fazer muito sentido, mas também para aquele que escuta. Assim, é comum que o “mestre” que anuncia a sua condição, proponha, em seguida, ao interlocutor que este ingresse na maçonaria. Esta é a forma mais convencional de entrar para as lojas. É a cooptação.

Maçonaria on-line

Outra forma de aproximação. Para aqueles que sentem um apeloa à vida maçônica. Existem métodos novos de integração. Assim, cada loja tem agora seu próprio site ou endereço postal. Ali, recomenda-se a enviar uma carta manuscrita em que se declara uma profissão de fé. Por que da abordagem, desde quando. A loja então entra em contato com o remetente. Muitas vezes, o novato verá diversas obediências. Esta viagem através das ideias e correntes maçônicas pode levar algum tempo, mas é muito emocionante. Assim, para encontrar os maçons, os jantares são frequentemente organizados em restaurantes parisienses. As salas servem de local de apresentação geral das obediências. Então, imagine que você está em uma mesa com 8 convidados. Você ouve um orador sobre temas da sociedade durante a refeição, você descobre “os outros”.

Naturalmente, cada membro declarará sua participação ou seus desejos entrar para uma loja… vai se falar muito sobre a sociedade, a política, aprende-se de alguém que participou, por exemplo, da guerra da Indochina e salvou seus companheiros jogando-se sobre uma granada que explodiu… Outro falará da arquietura moderna com uma experiência palpável; outro discutirá encanamentos feitos… e a magia se opera … o tecnocrata, o politécnico ouvindo falar o encanador e o eletricista … e você no meio deles … divertindo-se … estes são os rituais dos banquetes organizados para permitir que os leigos entrem em contato com todas as tendências e obediência, e isso ainda permite o intercâmbio entre muitos corpos maçônicos. Finalmente, lembremo-nos que se pode simplesmente aproximar-se das obediências através do Facebook ou Twitter. Não é incomum que os maçons novos possam “aproximar-se” da fraternidade pela Web 2.0.

Filosofia compartilhada

Rapidamente, durante estas refeições, será sugerido que você compareça a reuniões filosóficas especiais. Assuntos sociais. Temas da atualidade … É parte da abordagem para a vida maçônica. Ali, constatam-se as diferenças entre lojas mistas e as lojas masculinas. Lojas chamadas de esquerda, o chamadas de direita. E depois de alguma discussão, de algumas reuniões e jantares … a evidência se concretiza. Nós decidimos partir para uma loja … às vezes são as ideias de um grão mestre que farão a diferença. Às vezes, as digressões de um pensador convidado para uma reunião pública da Rue Puteaux, por exemplo.

A seguir, é muito simples. Uma carta motivada é enviada à obediência. Então você vai conhecer pessoas e, em seguida, um grande salto ocorrerá. O leitor vai dizer que meu texto torna-se vago. Há três razões possíveis para isso … Eu sou maçom e vou abordar um assunto que não deve ser divulgado (embora coberto em muitos livros e blogues), e então eu mantenho uma vagueza útil. Eu não sou maçom e não estou suficientemente avançado em minhas pesquisas para compreender bem a sequência de passos para se tornar um aprendiz. Eu finalmente encontro a terceira razão que este texto se tornaria longo depois para ser digerido e que basta ler os três primeiros parágrafos do texto a estar suficientemente equipado para dar o “salto maçônico”.

Publicado on janeiro 14, 2013 at 10:12 am  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/tornar-se-macom-o-seu-lado/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: