Sessão histórica no GODF. Mudanças à vista?

Um irmão da GLUI falará diante dos irmãos na Rue Cadet: o GODF anuncia sessão histórica

por FRANÇOIS KOCH

Tradução José Antonio de Souza Filardo

O Templo Groussier, o maior da sede do GODF

Em 09 de novembro de 2011, um  ”  ex-Grande Oficial  ” da Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI)  , muito chegado a um alto dignitário ativo  deve falar aos irmãos na sede do Grande Oriente de França (GODF)  em uma sessão qualificada como histórica, sobre o tema: ”  O caminho espiritual da Maçonaria, abordagem comparativa em direção à convergência  “. O irmão inglês responde ao convite de uma única Loja –  L’ Internationale  (Rito Francês) – mas ela fez as coisas de forma grandiosa: o templo Groussier foi reservado, o mais espaçoso do GODF … e pode ser que não seja suficiente para todas as pessoas! A obediência não é oficialmente a potência anfitriã, mas o Grão Mestre Guy Arcizet já garantiu aos organizadores sua presença no Oriente.

Sede da GLUI em Londres

Como reagirá o GM da GLNF?

Esta sessão é excepcional porque  a GLUI é a Loja-Mãe  das obediências chamadas regulares no mundo … que proíbem  seus membros para visitar as outras obediências. O irmão da GLUI que aceitou o convite da Rue Cadet teoricamente  assume o risco de ser punido . O contexto deste convite é também muito particular: a Grande Loja Regular reconhecido na França é a Grande Loja Nacional Francesa (GLNF). No entanto, a relação entre a GLUI e a GLNF foram suspensas desde o mês passado devido à profunda crise por que passa a obediência francesa. Este convite deve mexer com a direção atual da GLNF, liderada pelo Grão-Mestre François Stifani, que sempre viu o GODF como um concorrente a ser vencido.

Um dignitário da GLUI? Em vez disso,  “um rebelde”!

O que me surpreende é que os organizadores procuram dar a esta iniciativa mais amplitude do que tem, afirmando que o irmão da GLUI convidado continua a ser um alto dignitário ativo. De acordo com minhas informações, ele não é. Se ele tem desempenhasse um papel significativo nas relações internacionais da obediência, ele se tornaria um “rebelde”, um virtual “marginal”. Ao vir à Rue Cadet,  ele não será absolutamente um representante da GLUI . No entanto, alguns se perguntam se ele não está em missão (e secreta). Tem ele, portanto, uma autorização clandestina (que o garante contra o risco de exclusão)?

Dr. Guy Arcizet, Grão Mestre do GODF

 

Guy Arcizet: “Um evento.  Mas sem impacto sobre as relações GODF-GLUI”

 Estou muito curioso sobre o que nos dirá este irmão inglês sobre  espiritualidade porque este assunto me interessa muito, visto que nossa obediência tem sido frequentemente acusada de ser materialista, confiou-me Guy Arcizet, Grão-Mestre do GODF.  É mesmo assim  um evento  que um irmão da GLUI fale diante de irmãos em uma sessão ritual do GODF. ” Um evento sem dúvida, mas não ao ponto de prenunciar uma mudança da relação entre o GODF e a GLUI.

O duque de Kent, Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra

O “diktat” da GLUA contra o GODF

 Há um antigo  litígio  entre as duas obediências, desde o final do século XIX, e nós fomos “excomungados , continua Arcizet.  Eu só desejo, por enquanto, uma mudança nas relações GODF-GLUI, que  as visitas inter-obediências  sejam permitidas no futuro. Eu sou um médico modesto do subúrbio. O que tenho a ver com o meu homólogo na GLUI, o duque de Kent?  ”

O alto dignitário do GODF reconhece um aspecto espinhoso: o convidado-estrela da GLUI falará diante de uma platéia de irmãos e irmãs … (do GODF ou da GLFF), enquanto a sua obediência não reconhece mulheres na maçonaria.

Publicado on outubro 8, 2011 at 4:23 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/sessao-historica-no-godf-mudancas-a-vista/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: