Quando o Supremo Conselho do Rito Moderno Francês para o Bélgica realiza um ajuste…

Tradução José Filardo

Quinta Feira, 7 de Junho de 2012

Esta jurisdição mista agrupa as ordens de Sabedoria do Rito Moderno Francês, da Primeira à Quinta Ordem, Grau 9. Ela constatou ter provocado comentários e afirmações, por vezes, destituídas de boas intenções, ou até mesmo pouco fraternais, afirmações que baseiam em uma informação incorreta ou desatualizada.

O Supremo Conselho Misto do Rito Moderno Francês considerou, assim útil abordar os mais errados, para esclarecer as  Irmãs e Irmãos  que sofreram, talvez, abusos.

Sobre a patente

Cabe recordar que a patente não emana do capítulo Les Pertuis de La Rochelle, mas que nós recebemos uma de sua parte em uma época em que pensamos justificava uma filiação obtida por este capítulo por meio de um capítulo holandês do Rito francês, “fóssil” providencial, mas que nunca existiu. Nunca existiu? Nosso estudo “sobre o capítulo holandês do Rito Francês de Roos” demonstrou a inexistência desta filiação, e esta demonstração foi aprovada por dois dos melhores historiadores maçônico francese contemporâneos. René Guilly nunca trouxe dos Países Baixos uma patente de um rito que nunca foi praticado nos Países Baixos.

De onde relações com o Brasil, país no qual as Ordens de Sabedoria do Rito Francês foram preservadas e praticadas desde 1822 continuamente e com toda legitimidade.  Uma abordagem que não é inédita: O Grande Capítulo Francês a fez antes de nós, em 1979 , lembremo-nos. Assim, os capítulos belga e suíço obtiveram patente em boa e devida forma, o Supremo Conselho do Rito Moderno do Brasil emprestando seu prestígio ao reconhecimento de todas as potências filosóficas pertencentes à União Maçônica Universal do Rito Moderno .

Do Soberano Grande Comendador

Visivelmente, os críticos não visam apenas a estrutura e sua legitimidade, mas também o Soberano Grande Comendador:  Pretende-se ainda – com uma disposição idêntica – que o SGIG de nossa jurisdição não seria membro de qualquer loja simbólica, constata o Supremo Conselho Misto que prossegue: Esta mentira é indecente. Ele é membro das lojas azuis sem interrupção há 51 anos, em vários ritos, e hoje é o Venerável Mestre de honra da loja de Rito Francês Tradition et Progrès no Oriente de Mons, CDL Lithos, Bélgica e membro honorário da loja simbólica de estudos Los Modernos no Oriente de Barcelona, Espanha.

Sobre a Concorrência

Para o Supremo Conselho Misto do Rito Francês para a Bélgica, de uma forma mais geral, na França e na Bélgica, uma confusão apareceu com alguns Grandes Capítulos originários de Obediências azuis, tais como o GODF e a GLNF, ou o GOB e a GLFB. Para esses Grandes Capítulos, a constituição de capítulos e de lojas vem de uma autoridade central, enquanto que a tradição dita que toda criação vem da vontade dos seus Irmãos e Irmãs fundadores. Cada loja, cada capítulo deve então decidir aderir ou não aderir a uma obediência ou um Supremo Conselho, ou Grande Capítulo ou Sublime Conselho de sua escolha. É nesta base que a Maçonaria foi fundada e se desenvolveu no tempo em que mais da metade das lojas e capítulos optaram por se manter independentes.

 Sobre a UMURM

A UMURM já citada não seria, portanto, uma “autoridade”. Ela visaria reunir livremente os praticantes do Rito Moderno Francês, hoje “global” como se diz em Paris. Assim, tratar-se-ia de um organismo aberto, ligando em todo o mundo, sem eurocentrismo radical, todos os capítulos do Rito Francês que desejarem, cada um mantendo suas características e suas próprias sensibilidades. Este organismo não é, portanto, uma “obediência” ciosa de impor sua autoridade tanto no plano ritual quanto no plano regulamentar.

Publicado on junho 8, 2012 at 3:41 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/quando-o-supremo-conselho-do-rito-moderno-frances-para-o-belgica-realiza-um-ajuste/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: