Os Reis Maçons de Araucania

Tradução José Filardo

Em “O Homem que queria ser rei” (filme de 1975 com Sean Connery)  , Rudyard Kipling atribui um papel-chave à maçonaria a que pertencia desde a juventude na Índia. As lojas também estiveram muito presentes em uma aventura semelhante, mas bem real: o reino efêmero de Araucania de Orélie-Antonine I.

Este Antoine de Tounes, nascido em 1825, era advogado em Périgueux e pertencia à loja Os Amigos Perseverantes e a Estrela de Vésone.

Mas, espírito sonhador, ele embarca para a América do Sul ao final de 1857 para federar as tribos mapuches que resistiam então às tentativas de conquista pelos chilenos.

Entre 1860 e 1862, “o rei branco dos Patagônios” organiza a resistência dos caciques, sendo capturado pelos chilenos e despachado para Paris.

Assim, durante mais de dez anos, a loja do Perigourd prestará homenagens ao “Irmão Rei” antes de se cansar… De toda forma, no início de sua epopeia, Orélie-Antoine se beneficiou da acolhida e da ajuda da loja de Valparaiso, A Estrela do Pacífico. Pouco antes de morrer, em 1878, ele transmitiu sua coroa virtual a seu amigo Achille Laviarde que, “no exílio” nas ladeiras de Montmartre defenderá suas prerrogativas sob o nome de Achille I. Este último era um dignitário maçom do rito de Memphis-Misraïm.

A coroa araucaniana transformada em um elemento da Paris da Belle-Époque passaria em 1902 para a cabeça do “Duque de Niacadel”, o médido e poeta Antoine Cros. Se bem que radial socialista – e maçom, é claro – Cros será um excelente “Antoine II de Araucania-Patagonia”.

De uma mesa no cabaré O Gato Negro, ele administraria com sabedoria os interesses da coroa araucaniana, não deixando de distribuir – com discernimento – títulos e condecorações…

Publicado on maio 8, 2012 at 2:57 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/os-reis-macons-de-araucania/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: