Os Nove Graus do Rito Moderno ou Francês

Postado por a em http://oritomoderno.blogspot.com.br/

Muitas vezes ao conversar com amigos mais próximos e os mesmo descobrirem que sou maçom, querendo dar uma de entendidos, logo perguntam: “E você já é grau 33? Porque eu conheço fulano que é grau 33 da maçonaria” . Porém quando falamos de maçonaria não podemos generalizar o grau 33 para todos os Ritos praticados reconhecidos pelo GOB (Grande Oriente do Brasil – Potência Maçônica Regular mais antiga e reconhecida do Brasil) este é o caso do Rito Moderno, que é composto de 9 graus. Na realidade a forma mais correta é: 3 graus simbólicos e 5 ordens filosóficas.
 Para ilustrar a minha explicação utilizarei figuras dos paramentos retirada do site do Atelier Maçonico Triângulo da cidade de Balneário Camboriu – SC que você pode visitar clicando aqui.

Quando entramos na maçonaria somos chamados de APRENDIZ, este é o 1o Grau:

Após muito estudo e dedicação podemos ser elevados ao grau de COMPANHEIRO (O segundo Grau)

Por fim após muito mais trabalho e estudo temos a honra de ser exaltados a MESTRE MAÇOM (Este o Terceiro Grau)

Com isto atingimos os três graus simbólicos da Maçonaria – Estes três graus são os mesmo para todos os Ritos, e são os três graus geridos e orientados por rituais expedidos pelos Grandes Orientes.
A partir do 4o Grau os maçons do Rito Moderno operam geridos e orientados pelo Supremo Conselho do Rito Moderno, representado atualmente pelo Soberno Grande Inspetor Geral do Rito Moderno Ir:. José Maria Bonachi Batalla.
No Rito Moderno a expressão correta para os demais graus como mencionei são Ordens. Os maçons então Trabalham nos Sublimes Capítulos (da primeira a quarta ordem), no Grandes Conselhos (na quinta ordem – que tem jurisdição estadual) e no Supremo Conselho (tambem na quinta ordem – que tem jurisdição Nacional e Internacional no caso do Brasil que é considerado o Supremo Máter e divide com a França a presidência alternadamente de 3 em 3 anos).

A Primeira Ordem de Sabedoria (4o Grau), são os ELEITOS ou ELEITOS SECRETOS.

A Segunda Ordem de Sabedoria (5o Grau), são os ELEITOS ESCOCESES.

A Terceira Ordem de Sabedoria (6o Grau) são os CAVALEIROS DO ORIENTE E DA ESPADA.

A Quarta Ordem de Sabedoria (7o Grau) São os CAVALEIROS ROSA-CRUZ.

A Quinta Ordem de Sabedoria comporta 2 graus – O 8o Grau – CAVALEIRO DA ÁGUIA BRANCA E PRETA, CAVALEIRO KADOSH FILOSÓFICO, INSPETOR DO RITO.

E o 9o Grau – CAVALEIRO DA SAPIÊNCIA – GRANDE INSPETOR DO RITO.

 Estes 9 graus praticados no Rito Moderno, representam os mesmo estudos praticados em 33 graus de outros Ritos, sendo reconhecidos por outros Ritos através de tratados entre Supremos Conselhos. O Rito Moderno, que é fruto da Maçonaria Francesa, entende que o maçom deve ter a faculdade de pensar livremente, de trabalhar para o bem-estar social e econômico do cidadão, de defender os direitos do homem.
Publicado on fevereiro 13, 2015 at 11:49 am  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/os-nove-graus-do-rito-moderno-ou-frances/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. sou grau 9 com muito orgulho pertenco a loja Paranapuan graus filosoficos e muito bom , convido a todos. tfa Shaolin.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: