O complicado cálculo da data da Páscoa

Não é simples determinar a data da Páscoa. É uma operação que exige atenção, conhecimentos básicos da Ma­temática e, se possível, a ajuda de uma máquina de calcular. A Igreja Católica parte da data da Páscoa para estabele­cer suas festas móveis: 63 dias antes é a Septuagésima; 49 dias antes, o domingo gordo (Carnaval); sete dias antes o domingo de Ramos; 40 dias depois, a quinta-feira da Ascensão; 50 dias de­pois, o domingo do Espírito Santo ou Pentecostes; 61 dias depois, Corpus Christi.

Uma das fórmulas utilizadas para chegar ao domingo de Páscoa é somar uma unidade ao ano escolhido e dividir por 19. Por exemplo: ao ano de 1987, soma-se 1 — tem-se 1988 que, dividido por 19, dá 104 como resultado e 12 como resto. Complicado? Nem tanto, mas es­se é só o primeiro passo. O resto, 12, é chamado de número áureo, e dele deve- se subtrair uma unidade e multiplicar por 11. Assim, 11 multiplicado por 11 é igual a 121. Até aqui, tudo bem. Não falta muito.

Agora, é tirar de 121 o maior múlti­plo de 30, no caso 120. Resta pouco — só 1 e este número é a epacta. A próxima operação é simples: basta subtrair de 44 o número da epacta. Resultado: 43. Ou seja, a partir do início de março, o 43° dia será a data da lua cheia, o que corresponde a 12 de abril. A Páscoa é o domingo que se segue a esta lua cheia: 19 de abril, portanto.

Há algumas variações que compli­cam o cálculo. Se a epacta for menor que 24, tem-se a data do mês de março em que cai a lua cheia da Páscoa. Se for de 25 a 30, é preciso subtrair a epacta de 43 e o resto corresponde à data dò mês de abril em que cai a lua cheia. Se a epacta for exatamente 24, a lua cheia cairá em 19 de abril. A Páscoa é sempre o domingo que se segue.

Publicado on agosto 22, 2013 at 3:23 pm  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/o-complicado-calculo-da-data-da-pascoa/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. complicado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: