O Ateismo está Ganhando Terreno em Nível Mundial

Tradução José Filardo

Publicado em AlterNet

Gregory Paul vem procurando por  tendências do Programa Internacional de Pesquisa Social (ISSP) e outros dados de votação . Estamos atrás em alguns países (Estou olhando para você, EUA), à frente em outros, mas a tendência geral é boa: o ateísmo está ganhando terreno ao redor do mundo.

(Nota: Estes são predominantemente resultados do ISSP. As linhas cheias indicam os ateus de absoluto a marginal, espaços vazios à direita são teístas de marginal até absoluto, e resultados para a Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental são combinações proporcionais às suas populações. As diferenças entre os resultados ISSP de 1998 e 2008 são indicadas pelos segmentos tracejados).

Estamos crescendo!

Parece que os Ameroateus (ateus da américa) se expandiram em 10 milhões desde a virada do século, representando cerca de um milhão por ano, e cerca de um terço do crescimento da população em geral, para um total de 60 milhões dos mais de 300 milhões de americanos. O ateísmo tem tido grandes ganhos entre os jovens, enquanto o tamanho das  congregações caiu até um quinto. Mesmo assim, os resultados ISSP confirmam que os Estados Unidos ainda  é a democracia próspera mais teísta –  ainda nem de perto tão teísta quanto alguns países do Segundo e Terceiro Mundo.

Um aumento progressivo multinacional do ateísmo e do declínio do teísmo parece estar ocorrendo, e pode muito bem ser universal nos países ocidentais. O aumento no ateísmo ocidental parece estar continuando uma tendência de longo prazo  que provavelmente começou em 1800, se não antes, e vem acelerando desde a Segunda Guerra Mundial, sem sinais de abrandar, se os resultados do ISSP estão corretos. As perdas em teísmo ocorreram tanto em países católicos quanto protestantes, embora estes últimos sejam um pouco mais resistentes a perdas. Na maioria das nações ocidentais, a direita religiosa já está fraca, e em poucos onde ela é uma minoria forte, está perdendo terreno. Demograficamente impulsionado por uma crescente perda de piedade entre os jovens, o aumento do secularismo nas democracias avançadas está de acordo com a hipótese de disfuncionalidade socioeconômica que prevê e observa que a melhoria dos níveis de segurança financeira e econômica em maiorias de classe média suprime fortemente o em divindades sobrenaturais.

Essa última parte é o que me preocupa. O ateísmo prospera na estabilidade econômica; a religião prospera quando as pessoas estão desesperadas e ignorantes. Aqui nos EUA, o partido teocrático, os republicanos, não têm interesse em manter a maioria na boa forma econômica – eles gostariam de destruir a rede de segurança social e aumentar a desigualdade econômica. Eu vejo uma correlação muito forte ali entre religiosidade e afundamento econômico.

A tese de que o secularismo popular está morto, ou pelo menos moribundo, é claramente falsa. Nos países mais avançados e bem-sucedidos, é a religião que está na UTI demográfica. Também totalmente desacreditada é a premissa de que a religião é universal à condição humana, como a linguagem – embora os teístas variem desde constituir populações quase inteiras até menos de um terço, as habilidades verbais são quase totalmente uniformes. Extrapolações demográficas que sugerem que os fundamentalistas em rápida  reprodução estão em um curso estatístico de superar a baixa fertilidade secularista estão se revelando falhas porque elas não conseguem dar conta de conversão indiferente em massa devido à modernidade.

Sim! Eu nunca estive preocupado com todas as pessoas gemendo sobre como o fundamentalistas e os muçulmanos nos estão superando em procriação – eu os vejo tão ocupados criando mentes que estarão prontas para a razão e o conhecimento.

Publicado on junho 18, 2012 at 6:52 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/o-ateismo-esta-ganhando-terreno-em-nivel-mundial/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: