Na África, maçons por todos os lados, e a Maçonaria em lugar algum!

Trad. José Filardo

A primeira loja em terra africana foi criada em Saint Louis du Sénégal em 1781. Com tudo isso, a maçonaria permanece ali um apanágio exclusivo de europeus: foi preciso aguardar até o início do Século XX para que fossem iniciados os primeiros africanos. Muitos entre eles marcarão a história da África, como Blaise Diagne, originário do Sénégal que se tornará deputado e sub-secretário de estado das Colônias (1931-1932).

Depois da Segunda Guerra Mundial o movimento não para de seduzir as elites africanas que estudam agora nas universidades francesas. Todos militam pela independência de seu país; desde 1960, uma confraria realmente africana vê a luz do dia, amplamente implantada nos mais altos escalões dos novos Estados. Todo-poderosa, ela suscita, entretanto, temores, quando não uma franca hostilidade. Os motivos? Eles são, por vezes, religiosos – o catolicismo e o Islã sempre se opuseram à implantação de lojas – mas, sobretudo políticos.

Na Costa do Marfim, desde 1963, Félix Houphouët-Boigny as impede e as reprime, acusando-as de fomentar conspirações. Uma paranoia amplamente difundida, que conduz à sua intervenção e perseguição em outros países, tais como o Bénin, Madagascar, Zaïre, Guiné e Mali. Nos anos 70, as perseguições chegam ao fim; a maçonaria africana toma um desenvolvimento quase irresistível.

Para o melhor? Nem sempre! Os apetites de poder são numerosos e as lojas rapidamente se tornam etapas incontornáveis em direção ao topo. Mais ainda, os regimes implantados monopolizam as ferramentas maçônicas. Numerosos presidentes africanos são abertamente maçons e se instalam na chefia das obediências de seus países.

A partir daí os ideais humanistas dão lugar à instrumentalização comercial, à corrupção, à rede Françafrique. É o que faz com que se diga que na África de hoje, os maçons estão em todos os lugares, mas a maçonaria não está em lugar algum…

(Jean-Marc Cara http://www.historia.fr/ – Abril 2012  pg. 35)

Publicado on maio 2, 2012 at 2:12 pm  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/na-africa-macons-por-todos-os-lados-e-a-maconaria-em-lugar-algum/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Caros irmãos preciso se alquem tem contato com algum irmão do Senegal. favor me passe e para agilizar documentos urgente grato.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: