Mark Henry (GLDF): “A Confederação terá uma direção a cinco mãos. ‘ (na França)

Tradução José Filardo

14 jan 2013

François Koch  

Mark Henry , Grão-Mestre da  GLDF  se expressa aqui na véspera de uma entrevista coletiva em 15 de janeiro, sobre o projeto de Confederação com Jean Dubar, GM da  GLTSO , Robert Guinot, presidente do Conselho da  LNF  e representantes da  GL-AMF  e da  GLIF  . Um projeto de organização comum que se segue à famosa  Declaração de Basileia  de cinco Grandes Lojas regulares europeias. Entrevista.

marc henry colar

Mark Henry, G.M da Grande Loja de França (GLDF)

Por que tal convite à imprensa, relativamente raro na GLDF?

Em vez de deixar os blogues escrever a história, para permitir que os jornalistas se informem na fonte. Ao contrário do que eu leio aqui e acolá, não se trata de uma recomposição da maçonaria francesa, porque isso implicaria que teria havido uma decomposição; mas de uma evolução … na sequência das tempestades que abalaram a GLNF, dando à luz a GL-AMF e a GLIF. A última, tendo sido consagrada em 12 de janeiro último em um dos nossos templos da Rue Puteaux.

Que nome e qual utilidade terá a futura Confederação forte de 50.000 irmãos?

Nenhum nome foi ainda escolhido. Estamos trabalhando nisso. Assim como na estrutura e no perímetro comuns. É acima de tudo uma questão de afirmar o reconhecimento mútuo. Uma vez que estejamos de acordo entre nós sobre um projeto, perguntaremos às cinco Grandes Lojas regulares europeias que elas pensam. Tudo isso pode levar meses, até mesmo anos, já que cada potência francesa deverá ter o endosso de seu Convento ou de sua Sessão de Grande Loja.

Quem vai liderar esta Confederação?

Está será, muito mais, uma direção a cinco mãos para evitar que uma potência não seja dominante. A GLDF é o piloto da operação por razões históricas e de número de irmãos, mas não temos qualquer desejo de dominar. Está fora de questão para nós controlar tudo.

Essa confederação, terá ela uma expressão pública?

Sim, é claro. Trata-se de unificar, de fazer ouvir um discurso diferente daquele sobre a influência política da maçonaria … pois não falamos em política ou religião em loja, mas de compromisso iniciático, de abertura de campo de visão longe das tortas de creme servidas diariamente.

A Instalação em 1 o de Dezembro de um novo Grão Mestre na GLNF não muda o panorama?

Não. A GLNF não recuperou o reconhecimento de GLUI [Grande Loja Unida da Inglaterra], e isso é o que eles querem em primeiro lugar. Mas, a Declaração de Basileia não menciona o GLUI.

marc henry document

No seu Cartão de Feliz 2013, Mark Henry tem o prazer de observar que em um livro de 1789-1798, a GLDF já utilizava as palavras “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Uma afronta ao GODF?

Vocês já tiveram algum contato com Jean Pierre Servel [GM da GLNF] ?

Não. Eu não tenho nenhuma razão para entrar em contato com ele … nem de recusar uma reunião, se ele solicitar uma.

Vocês desejam que a futura Confederação seja reconhecida pela GLUI?

Se esse reconhecimento viesse, eu ficaria encantado. Não poderia ser algo diferente de um reconhecimento de igual para igual. No momento, não há qualquer contato entre nós e a GLUI, nenhuma iniciativa foi tomada.

Na perspectiva do reconhecimento da Confederação pelas cinco Grandes Lojas regulares europeias, as visitas em sessões de outras potências (GODF DH …) tornar-se-iam ilegais?

Eu não me vejo proibindo aos irmãos da GLDF … como faz a GLNF. Eu não quero cair nessa armadilha.

A evolução que se desenha, não é uma reunião em torno da GLDF enquanto que antes a maçonaria se agrupava muito mais em torno GODF?

Não estamos, na verdade, mais na situação de algumas décadas atrás. E para evocar um período mais recente, no início da década de 2000, não existe mais a dupla de grãos mestres da GLDF e do GODF, como foi o caso de Michel Barat e Alain Bauer.

 

Fonte : http://blogs.lexpress.fr/lumiere-franc-macon/author/fkoch/

Publicado on janeiro 15, 2013 at 9:49 am  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/mark-henry-gldf-a-confederacao-tera-uma-direcao-a-cinco-maos-na-franca/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: