Habilidades que lhe serão úteis durante toda a sua vida

Tradução José Filardo

Entre milhares de habilidades, algumas são universais e trabalharão a seu favor, não importa a situação em que está. Le Figaro compilou estas qualidades essenciais.

“Se eu decidi me apresentar a esta eleição presidencial é que entendi que eu nunca poderia ser Bruce Springsteen,” disse o presidente Barack Obama à sua esposa Michelle, após um concerto do rockstar em Nova Yorque, informou a revista Rolling Stone em 2008. A graça e humor que refletem bem a personalidade do presidente dos Estados Unidos que se vai. É um fato: ele nunca será Bruce Springsteen, que tem habilidades que muitos invejam. Por outro lado, Obama também tem habilidades que Springsteen e muitos outros gostariam de ter.

Ninguém pode pretender ser perfeito. O perfil ideal com todas as habilidades para todas as atividades e em todas as culturas não existe. De acordo com nossas personalidades, nossa escolha de carreira, as habilidades exigidas são diferentes… No entanto, existem habilidades que são valores seguros, essenciais em qualquer contexto da vida cotidiana? Esta é a pergunta que foi feita no site Quora e retransmitida pelo site Business Insider. Naturalmente, a resposta é positiva. Aqui estão dez habilidades universais, competências “rainhas” que serão úteis para você até o final da sua carreira … e de sua vida.

  • Empatia. É uma qualidade que se perde no mundo do trabalho e da empresa moderna… No entanto, ela é uma base que todos os seres humanos deveriam ter. “Você pode ser a pessoa mais disciplinada, brilhante, rica que seja, mas se você não se preocupa com os outros e é incapaz de socializar, então você é um sociopata”, escreve Kamia Taylor em Quora.
  • Gerenciar o tempo. Saber gerenciar os minutos, horas e não importa qual prazo, sem se estressar é essencial para realizar projetos pessoais e profissionais. Felizmente, graças ao trabalho sobre si mesmo, é possível encontrar um sistema e reflexos que combinam com você. “A coisa mais difícil de aprender para mim foi como planejar”, escreve Alina Grzegorzewska em Quora.
  • Ousar pedir ajuda. Muitas vezes, por orgulho e medo de passar por incompetente ou fraco, preferimos permanecer em silêncio, em vez de pedir uma força aos colegas… Um grande erro. É precisamente permanecer no escuro e fazer mal-feito que mais provavelmente será prejudicial a você. A prova: de acordo com estudo da Harvard Business Review, quando você pede ajuda ou informação a alguém, você valida ao mesmo tempo a sua experiência e seu know-how. Essa pessoa ficará lisonjeada por sua pergunta.
  • Enviar flores” a si mesmo. Estamos todos em busca de reconhecimento. Infelizmente, os elogios muitas vezes não florescem tanto quanto críticas e reprimendas. É assim. Quando as coisas dão errado, todo mundo fala sobre isso, mas quando as coisas vão bem, todos se calam… Uma pena! Para preencher esta lacuna, não hesite em atribuir elogios a si mesmo. “Em última análise, o que os outros pensam de você importa muito pouco. O mais importante é o que você pensa de si mesmo “, explica Shobhit Singhal em Quora.
  • Saber se calar. Nervosismo, impaciência, queixas … A tentação de se manifestar para enviar sinais positivos é, por vezes, grande! No entanto, saber se calar quando necessário é uma qualidade essencial. A prova: quem nunca se arrependeu a posteriori de ter falado sobre um determinado assunto, deixando-se levar por sua espontaneidade? Como diz o ditado, “o silêncio é ouro”.
  • Ouvir os outros. Saber se calar é uma coisa. Ouvir os outros é outra… Se você não consegue, nunca é tarde para aprender! Uma dica para uma escuta ativa? Repetir o que você acabou de ouvir ao seu entrevistador. Um mimetismo que pode parecer redundante, mas que garante a você ter bem escutado – e, assim, bem entendido – o que lhe é dito.
  • Honestidade. Uma transparência total de seus pensamentos em relação aos outros pode às vezes levar a situações embaraçosas. Mas a honestidade é uma habilidade crucial para progredir. Este é também o lema da COO do Facebook, Sheryl Sandberg, que fez dele um dos princípios de sua gestão. “Fazer as pessoas progredir através dos comentários positivos e negativos, não filtradas”, disse ela à Business Insider.
  • Aprender um novo idioma. Falar várias línguas é sempre um trunfo, mesmo que seja apenas para ser entendido quando se viaja ou para aumentar suas oportunidades profissionais. As dificuldades – e a relutância – dos franceses em falar inglês é um exemplo suficiente para destacar o fenômeno! Mas para falar um novo idioma, é preciso ousar. Atrever-se a se interessar por uma nova cultura, novas emoções, novas formas de pensar. Isso exige trabalho!
  • Falar em público. Seja em um jantar, uma reunião, ou em qualquer momento em que você tem que falar em público, saber se expressar com clareza e eloquência é uma qualidade essencial que só pode lhe fazer bem. Enquanto alguns chegam lá com bastante facilidade, para muitas pessoas é uma verdadeira fobia. O bilionário americano Warren Buffett revela em sua biografia que ele tinha tanto medo de falar em público que isso o fazia vomitar. A chave para superar este medo: “Prática. É preciso ousar para começar. E por força do esforço e perseverança, acaba por valer a pena. “

Publicada em: https://t.co/jjuJhx8MEq

Anúncios
Publicado on janeiro 13, 2017 at 10:52 am  Comentários desativados em Habilidades que lhe serão úteis durante toda a sua vida  
%d blogueiros gostam disto: