Os candidatos e suas relações com a Maçonaria

FRANÇOIS HOLLANDE

Sua equipe:  François Rebsamen (GODF), senador e prefeito (PS) de Dijon; Gérard Collomb (GODF), prefeito (PS) de Lyon; Jean Le Garrec (GODF), presidente da fraternal maçônica Ramadier dos eleitos iniciados de esquerda

Seus trunfos: de suas raízes em Correze, ele aprendeu a respeitar os irmãos e conhece bem seus valores republicanos e seculares. Ele amealhou um forte sucesso com uma proposta forte relacionada com o secularismo, tema que reside no coração dos maçons.

Suas desvantagens: certos maçons acham que lhe faltam fortes convicções.

MARINE LE PEN

Sua equipe: os advogados Gilbert Collard (GLNF) e Valéry Le Douguet (GODF)

Seus trunfos: ela tem convicções visceralmente seculares. Ela provoca menos rejeição dos maçons que seu pai, Jean Marie Le Pen, que prega a dissolução de todas as obediências maçônicas.

Suas desvantagens: se o GODF não exige mais a interdição do FN, ele se recusa sempre a convidar Marine Le Pen a debater no templo, e seu movimento é considerado não republicano e xenófobo. Seu discurso em favor do secularismo é percebido como islamofóbico.

 NICOLAS SARKOZY

Sua equipe: Alain Bauer (GODF) presidente do Observatório Nacional da Delinquência e de respostas penais; Claude Guéant (próximo da GLNF), ministro do Interior

Seus trunfos: ele se beneficia da inteligência e da influência de Bauer para a redação de seus discursos e suas relações com as obediências.

Suas desvantagens: sua campanha republicana de 2007 seduziu as lojas, mas ele as chocou profundamente com suas tiradas pró-religiosas no início do mandato. Em 2008, ele aceitou um convite para vir debater na sede do GODF … e não fez nada.

JEAN LUC MÉLENCHON

Sua Equipe: ele mesmo, iniciado em 1985 em uma loja de Palaiseau (Essonne) antes de migrar para a loja parisiense Roger-Leray do GODF.

Seus trunfos: defensor virulento e eloquente do secularismo. Redigiu a prancha mais pertinente contra os discursos de Nicolas Sarkozy em favor das religiões.

Suas desvantagens: ele se recusa a evocar sua condição de maçom desde que cogitou de concorrer à eleição presidencial. Seu eleitorado (PCF e extrema esquerda) é hostil à maçonaria, percebida por eles como uma estrutura de colaboração de classe.

ÉVA JOLY

Sua Equipe: Patrick Farbiaz (ex-GODF), assistente de Noël Mamère e conselheiro de Cécile Duflot; Jan-Vincent Placé (ex-GODF), senador e conselheiro regional (EELV) d’Ile de France.

Seus trunfos: imagem de juiz anticorrupção agrada os maçons, sensíveis ao tema da República irrepreensível.

Suas desvantagens: os irmãos conhecem muito mal a ecologia política. E a candidata chocou ao declarar: “Os magistrados deviam revelar sua condição de maçom”. Jean-Vincent Placé não gostou disso.

FRANÇOIS BAYROU

Sua Equipe: Alain Lamber (GLNF) presidente do Conselho Geral de L’Orne e ex-ministro.

Seus trunfos: embora muito religioso, ele é, mesmo assim, secularista e se vê como portador de valores de uma República irrepreensível. Ele deveria se beneficiar do apoio de maçons radicais desde que Jean-Louis Borloo se retirou da disputa.

Suas desvantagens: todos os maçons não lhe perdoam ter proposto em 1993 uma revisão da Lei Falloux, que teria permitido às escolas particulares religiosas receber mais subvenções públicas.

.`.

GODF – GRAND ORIENT DE FRANCE

GLNF – GRANDE LOGE NATIONALE FRANÇAISE

Publicado on janeiro 7, 2012 at 4:58 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/eleicoes-francesas-os-candidatos-e-suas-relacoes-com-a-maconaria/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: