Le Pen e seus “frangins”


A candidata da Frente Nacional conseguiu recrutar dois maçons para sua equipe de campanha. Uma bravata que desencadeia uma gritaria nas lojas.

Uma enorme provocação.

Marine Le Pen convenceu dois advogados maçons a lhe dar uma mão na sua campanha presidencial. Um golpe extraordinário, pois Jean-Marie Le Pen exigia, quando ele presidia a Frente Nacional, o desaparecimento pura e simples de todas as obediências maçônicas. E há uns dez anos atrás, o Grande Oriente de França exigia a interdição da FN. Vale dizer que as duas adesões à candidatura frentista tiveram o efeito de uma bomba no mundo maçônico.

Quem são, então, estes dois irmãos através dos quais chega o escândalo?

O midiático Gilbert Collard e o discretíssimo Valéry Le Douguet*. Ele foram, um e outro, advogados de uma das esposas de Jean Maria Le Pen.

O Dr. Collard tinha como cliente Pierrette, a mãe de Marine, de quem ele ficou muito íntimo depois do divórcio, em meados da década de 80. O Dr. Le Douguet era o advogado de Jany, a atual esposa do líder da Frente Nacional.

Para Gilbert Collard, o engajamento maçônico não data de ontem, pois ele foi iniciado no final dos anos 60 na loja marselhesa Les Vieux Amis da Grande Loja da França, onde frequentava seu pai. Logo após a morte dele, ele decidiu trocar de obediência e ingressar na Grande Loja Nacional Francesa. Talvez porque esta fosse a única federação maçônica a se recusar a convocar votação contra Jean Marie Le Pen no segundo turno da eleição presidencial de 2002.

Valéry Le Douguet, advogado criminalista com escritório em Saint Emilion (Gironde) e em Paris apresenta um perfil totalmente diferente. Este militante da UMP escolheu bater, recentemente, à porta de um templo do Grande Oriente de França (GODF). Esta obediência classificada como de esquerda inscreveu em seu regulamento geral o impedimento de colaborar com “uma associação ou grupo que pregue a discriminação, o ódio, a violência contra uma pessoa ou grupo de pessoas sob o pretexto de suas origem, sua etnia ou uma determinada religião”.

Vinte e sete segundos para expulsar Jean-Pierre Soisson

A FN é claramente visada. Ora, Le Douguet participou de dois colóquios do clube Ideias & Nação de Louis Aliot, vice-presidente da FN e companheiro de Marine Le Pen. Também, seu caso foi longamente lembrado em 26 de Agosto e 30 de setembro de 2011, durante duas sessões do conselho da ordem do GODF, o governo da obediência. Decisão unânime: suspensão a título provisório. Antes que a câmara suprema de justiça maçônica se pronuncie sobre uma eventual expulsão.

A loja parisiense onde Le Douguet foi acolhido – l’infini maçonique – é conhecida por ter eleito como venerável Alain Bauer, antes que ele se tornasse grão mestre de toda a obediência. Neste caso, ele julga sua obediência tolerante demais: “Em 1998, quando eu era “guardo do selo” do GO, levamos vinte e sete segundos para expulsar Jean-Pierra Soisson, depois que ele foi eleito presente de sua região através da FN.”  “Membro do UMP, eu escolhi voluntariamente o GODF para que houvesse debate, declara Valéry Le Douguet. Eu me iludi com o humanismo dos irmãos. Marine Le Pen não é racista nem xenófoba”.

A esta questão de princípio, acrescenta-se uma suspeita de infiltração: Le Douguet seria um provocador que teria entrado  no GODF a pouco mais de um ano para criar um incidente durante a campanha presidencial? Um bom número de maçons acredita nisso. Infiltrado ou não, Le Douguet não exclui a possibilidade de levar o caso aos tribunais da República caso seja expulso.

*(Valéry Le Douguet está suspenso do GODF esperando uma eventual expulsão).

[François Koch]

Publicado on janeiro 7, 2012 at 6:40 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/eleicoes-francesas-o-front-nationale-de-le-pen-e-seus-irmaos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: