Crise Na Maçonaria “Regular” européia

Cinco Grandes Lojas Européias dão um golpe de malhete na GLNF de François Stifani

12 de outubro de 2011

por FRANÇOIS KOCH – Tradução José Filardo

Os Grãos Mestres das Grandes Lojas Regulares dao Áustria , da Bélgica , da Alemanha , de Luxemburgo e da Suíça assinaram ontem em Berlim uma declaração muito contundente sobre a Grande Loja Nacional Francesa (GLNF). Eles anunciam que, dentro de no máximo seis meses poderão decidir a retirada de seu reconhecimento dado à GLNF do Grão-Mestre François Stifani. Esta declaração assinada ontem, foi enviada hoje às Grandes Lojas do mundo … e ela nos foi enviada. Quase à velocidade da Luz .

No seio da Maçonaria Internacional dita Regular, esta decisão certament não passará despercebida por todos . Estas cinco Grandes Lojas, manifestamente muito unidas, são aquelas que iniciaram o movimento para suspender as relações com a GLNF no início deste ano de 2011. Depois de um  tiro de advertência  no final de 2010. Uma onda de suspensões que atingiu mais de algumas dezenas de Grandes Lojas, particularmente na Europa, mas também em outros continentes. Os especialistas indicam cerca de trinta suspensões, das quais cerca de vinte na Europa, ou seja a metade das Grandes Lojas.

Oficialmente, a atual direção da GLNF considera insignificante as suspensões de relações incluindo a da “Grande Loja-Mãe ” (A Grande Loja Unida da Inglaterra). O anúncio das próximas perdas de reconhecimento pelas Grandes Lojas vizinhas ainda deve escurecer o quadro.

Declaração das Grandes Lojas

Aqui vai uma tradução livre

“Os Grãos Mestres signatários evocam hoje em Berlim a situação interna da GLNF após a suspensão do seu reconhecimento e chegaram a um acordo sobre a declaração abaixo.

“Os Grãos Mestres deploram o fato de que o número crescente de suspensões internacionais não parece ter no momento qualquer efeito positivo sobre a situação interna da GLNF. Eles reconsiderarão a situação francesa à luz das decisões tomadas pela próxima Assembléia Geral da GLNF. Tendo a intenção de se reunir novamente dentro de seis meses, eles têm medo que suas Grandes Lojas devam considerar seriamente a retirada definitiva dos seus reconhecimentos.

“Os Grãos Mestres afirmam a sua vontade de fazer tudo o que puderem para salvaguardar o futuro da Maçonaria regular e reconhecida na França. “


Publicado on outubro 12, 2011 at 3:57 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/crise-na-maconaria-regular-europeia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: