Consultório Maçônico: ” Qual é o documento “maçônico” mais antigo conhecido até hoje? “

Pergunta: ” Qual é o documento “maçônico” mais antigo conhecido até hoje?

Tradução José Filardo

É, em nossa opinião e até prova em contrário, um pergaminho mantido no Arquivo do Estado da cidade de Bolonha, no norte da Itália. Ele traz o título: Statuta et Ordinamenta Societatis Magistrorum muri et lignaminis; o que significa em português moderno: Estatutos e Regulamentos da Sociedade de Mestres de Muros e Carpintaria – ou, se preferirmos, ainda, sociedade, associação, liga, companhia ou Irmandade dos Mestres construtores e carpinteiros…

No momento da assinatura do documento pelos Mestres de construção e carpintaria de um lado, e a Comuna livre de Bolonha de outro lado, Luís IX, dito São Luís, reina sobre o reino da França, o país mais populoso do mundo cristão. Na Espanha, Fernando III está pronto para reconquistar os reinos muçulmanos, estabelecidos desde o século VIII, em nome da Santa Igreja. Bolonha, cidade livre da Itália, tem a honra, com seus 50 000 (!) habitantes de hospedar a mais antiga universidade do mundo, fundada em 1088.

Os Estatutos de Bolonha –essa é a forma como são comumente chamados – incluem dezesseis páginas escritas em pergaminho. Datados do oitavo dia de agosto de 1248, eles contém 61 artigos, entre os quais:

✦ Nós estatuímos e ordenamos que nenhum mestre de muros e carpintaria deve prejudicar outro mestre da Sociedade de Mestres, aceitando uma empreitada após a mesma ter sido formalmente prometida e garantida a ele, ou que ele tenha conseguido essa obra de qualquer outra forma ou maneira.

✦ Nós estatuímos e ordenamos que todos os mestres que desejam ser recebidos na Sociedade de Mestres de Muros e Carpintaria paguem à Sociedade dez sous Bolonheses se eles forem da cidade ou do país de Bolonha; e se eles não forem da cidade ou do país de Bolonha, que eles paguem à Sociedade vinte sous Bolonheses. E que os oficiais coloquem todos os seus cuidados para que todos os mestres que não são da Sociedade nela sejam obrigatoriamente recebidos.

✦ Nós estatuímos e ordenamos que nenhum mestre de muros e carpintaria deve prejudicar outro mestre da Sociedade de Mestres, aceitando uma empreitada após depois de a mesma ter sido formalmente prometida e garantida a ele, ou que ele tenha conseguido essa obra de qualquer outra forma ou maneira.

✦ Nós estatuímos e ordenamos que se um de nossos associados está doente, os oficiais têm o dever de o visitar, se ficarem sabendo e dar-lhe auxílio e assistência. E se ele morrer e não tiver meios para ser enterrado, que a Sociedade providencie para que ele seja honrosamente sepultado às suas próprias custas.

✦ Nós estatuímos e ordenamos que ninguém da Sociedade deve se levantar para falar e dar opiniões em uma reunião, a não ser sobre o que será proposto pelos oficiais ou o Mestre. E quem violar isso, que seja punido com doze sous bolonheses, e que pague essa quantia incontinente ou que dê uma garantia.

✦ Nós estatuímos e ordenamos que ninguém da Sociedade de, em qualquer forma ou maneira tome ou mantenha um aprendiz por menos de quatro anos, e com a condição de lhe dar dois pães a cada semana e um par de capões na festa do Natal e vinte sous bolonheses dentro de cinco anos.

✦ Nós estatuímos e ordenamos que se um mestre da Sociedade de Mestres dispensa seu aprendiz antes do prazo de cinco anos, ele não poderá ter outro aprendiz até transcorrer o prazo de cinco anos, sob pena de uma multa de quarenta sous Bolonheses.

✦ Além disso, estatuímos que seja feita à custa da Sociedade uma vela de uma libra que deverá queimar nas missas da Sociedade.

✦ Além disso, estatuímos e ordenamos que nós não se deverá fazer barulho nem discussão em uma reunião da Sociedade. E quem violar isso, que seja punido com vinte sous bolonheses.

✦ Para mais informações, por favor consulte: As Antigas Obrigações dos Maçons (Guy Chassagnard, Edições P. Galodé, 2014).

© 2014 Guy Chassagnard – chassagnard@orange.fr- Todos os direitos reservados

– See more at: http://www.gadlu.info/miscellanea-macionica-quel-est-le-document-maconnique-le-plus-ancien-connu-a-ce-jour.html#sthash.ewZtd5Op.dpuf

Publicado on janeiro 20, 2014 at 10:31 am  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/consultorio-maconico-qual-e-o-documento-maconico-mais-antigo-conhecido-ate-hoje/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: