Como tornar-se um(a) sofredor(a) de nível profissional

Tradução José Filardo

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Crédito da foto: Shutterstock.com

Os 14 Hábitos das Pessoas Altamente Sofredoras ou Como ter sucesso na autossabotagem.

Por  Cloe Madanes 

A maioria das pessoas alega querer ser feliz, ter uma vida significativa, divertir-se, experimentar a realização, compartilhar amor e amizade com outras pessoas e, talvez, outras espécies, tais como cães, gatos, pássaros e outros enfeites. Estranhamente, no entanto, algumas pessoas agem como se elas só quisessem sofrer, e elas têm notável sucesso em atrair o sofrimento para suas vidas, mesmo que elas obtenham pouco benefício aparente dele, já que ser sofredora não as ajuda a encontrar amantes e amigos , conseguir melhores empregos, ganhar mais dinheiro, ou ter férias mais interessantes. Por que elas fazem isso? Depois de ler atentamente a produção de alguns dos melhores cérebros na profissão da terapia, cheguei à conclusão de que o sofrimento é uma forma de arte, e a satisfação que as pessoas parecem encontrar nele reflete o esforço criativo necessário para cultivá-lo. Em outras palavras, quando suas condições de vida são estáveis, pacíficas e prósperas, sem guerras civis violentas em suas ruas, sem fome em massa, sem doença epidêmica, sem as humilhações vindas da pobreza – tornar-se sofredor é uma arte em si mesma, exigindo imaginação, visão e engenhosidade. Ela pode até mesmo dar à vida um significado distinto.

Assim, se você aspira a tornar-se um sofredor, quais são as melhores e mais comprovadas técnicas para fazê-lo? Vamos excluir algumas maneiras óbvias, tais como usar drogas, cometer crimes, jogar e bater em sua esposa ou seu vizinho. Estratégias mais sutis, aquelas que não levarão ninguém a suspeitar que você está agindo deliberadamente, podem ser altamente eficazes. Mas, você precisa fingir que quer ser feliz como todo mundo, ou as pessoas não vão levar o seu sofrimento a sério. A verdadeira arte é comportar-se de maneira que o levarão ao sofrimento, permitindo-lhe ao mesmo tempo afirmar que você é uma vítima inocente, idealmente das próprias pessoas de quem você está arrancando compaixão e piedade à força.

Nesse texto, eu cubro a maioria das áreas da vida, tais como família, trabalho, amigos e parceiros românticos. Essas áreas se sobrepõem muito bem, uma vez que você não pode arruinar a sua vida sem arruinar o seu casamento e talvez seus relacionamentos com seus filhos e amigos. É inevitável que, ao tornar-se um sofredor, você estará fazendo aqueles ao seu redor também sofredores, pelo menos até que eles o abandonem, o que lhe dará mais um motivo para se sentir miserável. Portanto, é importante ter em mente os benefícios que você está acumulando com seu sofrimento.

• Quando você está infeliz, as pessoas sentem pena de você. Não só isso, elas muitas vezes se sentem culpadas obscuramente, como se seu sofrimento pudesse de alguma forma ser culpa deles. Isso é bom! Há poder em fazer outras pessoas se sentir culpadas. As pessoas que te amam e aquelas que dependem de você pisam em ovos para certificar-se de que elas não digam ou façam nada que aumente o seu sofrimento.

• Quando você está infeliz, já que não tem esperanças e espera que nada de bom aconteça, você não pode ficar desapontado ou desiludido.

• Ser sofredor pode dar a impressão de que você é uma pessoa sensata e mundana, especialmente se você não sofre apenas em relação à sua vida, mas em relação à sociedade em geral. Você pode projetar uma aura de alguém sobrecarregado por uma forma de conhecimento profundo, trágico, existencial que as pessoas felizes e superficiais não podem apreciar.

Aprimorando suas habilidades de sofrer

Vamos direto ao ponto e dar uma olhada em algumas estratégias eficazes para se tornar infeliz. Essa lista não é de forma alguma exaustiva, mas dedicar-se a quatro ou cinco dessas práticas ajudará a refinar seu talento.

1. Tenha medo, tenha muito medo da perda econômica. Em tempos econômicos difíceis, muitas pessoas têm medo de perder seus empregos ou a poupança. A arte de estragar a sua vida consiste em ceder a esses medos, mesmo quando há pouco risco de que você vá realmente sofrer tais prejuízos. Concentre-se nesse medo, torne-o uma prioridade em sua vida, reclame continuamente que você pode falir a qualquer momento, e queixe-se de quanto custa tudo, especialmente se outra pessoa está comprando. Tente iniciar discussões sobre a maneiras irresponsáveis e perdulárias de outras pessoas, e sugira que a recessão resultou de comportamento fiscal irresponsável como o delas.

Temer perdas econômicas tem várias vantagens. Primeiro, ele o manterá trabalhando para sempre em um trabalho que você odeia. Em segundo lugar, ela equilibra muito bem a ganância, uma obsessão com o dinheiro, e um egoísmo que até mesmo Ebenezer Scrooge invejaria. Em terceiro lugar, você não só vai alienar os seus amigos e familiares, mas provavelmente vai se tornar ainda mais ansioso, deprimido, e possivelmente até mesmo doente com suas preocupações com dinheiro. Bom trabalho!

Exercício: Sente-se em uma cadeira confortável, feche os olhos, e, por 15 minutos, medite sobre todas as coisas que você pode perder: seu emprego, sua casa, suas economias, e assim por diante. Então remoa a perspectiva de viver em um abrigo para sem tetos.

2. Pratique o tédio sustentado. Cultive o sentimento de que tudo é previsível, que a vida não tem qualquer emoção, de que não há possibilidade de aventura, de que uma pessoa inerentemente fascinante como você foi condenada a uma vida completamente tediosa e sem sentido, não por sua própria culpa. Reclame muito sobre como você está entediado. Torne isso o principal tema de conversa com todos que você conhece; assim eles terão a nítida sensação de que você acha que eles são chatos. Considere provocar uma crise para aliviar o tédio. Ter um caso (isso funciona melhor se você já está casado e ainda melhor se você tem um caso com alguém que é casado); vá repetidamente às compras de roupas, carros, eletrodomésticos sofisticados, equipamentos esportivos (leve vários cartões de crédito, caso algum deles estoure o limite); inicie brigas sem sentido com o seu cônjuge, chefe, filhos, amigos e vizinhos, tenha outro filho; saia do seu emprego, limpe sua conta de poupança, e mude para um estado sobre o qual você nada saiba.

Um outro benefício de estar entediado é que você inevitavelmente se torna um chato. Amigos e parentes passarão a evitá-lo. Você não vai ser mais convidado para nada, ninguém vai querer telefonar-lhe e muito menos, na verdade vê-lo. Quando isso acontece, você vai se sentir solitário e ainda mais entediado e infeliz.

Exercício: Esforce-se para assistir a horas de programas de reality show estúpidos todos os dias, e leia apenas jornais e revistas chatos que deixam você sentindo-se embotado. Evite a literatura, arte, e mantenha-se alheio aos assuntos atuais.

3. Atribua-se uma identidade negativa. Permita que um problema emocional percebido absorva todos os outros aspectos de sua autoidentificação. Se você se sente deprimido, torne-se uma pessoa deprimida; se você sofre de ansiedade social ou de uma fobia, assuma a identidade de uma pessoa fóbica ou de uma pessoa com transtorno de ansiedade. Faça de sua condição o foco de sua vida. Fale sobre isso com todo mundo, e certifique-se de ler sobre os sintomas, de modo que você possa falar sobre eles com conhecimento e sem parar. Pratique os comportamentos mais associados a essa condição, principalmente quando ela interfere com as atividades e relacionamentos regulares. Concentre-se em como você está deprimido e torne-se choroso, se essa é a sua identidade escolhida. Recuse-se a ir a lugares ou tentar coisas novas porque elas tornam você muito ansioso. Provoque ataques de pânico em lugares que eles causarão maior tumulto. É importante mostrar que você não gosta desses estados ou comportamentos, mas que não há nada que você possa fazer para impedi-los.

Pratique colocar-se no estado fisiológico que representa a sua identidade negativa. Por exemplo, se a sua identidade negativa é de pessoa deprimida, curve os ombros, olhe para o chão, respire superficialmente. É importante condicionar o seu corpo para ajudá-lo a atingir seu pico negativo, o mais rapidamente possível.

Exercício: Escreva 10 situações que lhe tornam ansioso, deprimido ou distraído. Uma vez por semana, escolha uma única situação provocadora de ansiedade, e use-a para colocar-se em pânico por pelo menos 15 minutos.

4. Brigue muito. Esta é uma maneira excelente de arruinar um relacionamento com um parceiro romântico. De vez em quando, de forma imprevisível, comece uma briga ou tenha um ataque de chro sobre algo trivial e faça acusações infundadas. A interação deve durar pelo menos 15 minutos e ocorrer de preferência em público. Durante o acesso de raiva, espere que o seu parceiro seja gentil e simpático, mas caso ele ou ela mencione isso mais tarde, insista que você nunca fez tal coisa, e que ele ou ela deve ter entendido mal o que você estava tentando dizer. Aja como se tivesse sido ofendido e magoado, por seu parceiro de alguma ter insinuado que você não estava se comportando bem.

Outra maneira de fazer isso é dizer de forma inesperada, “Precisamos conversar”, e, em seguida, disparar sobre seu parceiro uma barragem de afirmações sobre como você está decepcionado com o relacionamento. Certifique-se de começar essa barragem, assim que o seu parceiro está prestes a sair para algum compromisso ou atividade, e recuse-se a encerrá-la por pelo menos uma hora. Outra variação é de mandar uma mensagem de texto ou telefonar ao seu parceiro no trabalho de expressar seus problemas e decepções. Faça o mesmo se o seu parceiro estiver fora com os amigos.

Exercício: Escreva 20 mensagens de texto chatas você pode enviar para um parceiro romântico. Mantenha uma lista de rancores em atividade, e acrescente alguma coisa a ela diariamente.

5. Atribua más intenções. Sempre que puder, atribua as piores intenções possíveis ao seu parceiro, amigos e colegas de trabalho. Pegue qualquer comentário inocente e transforme-o em um insulto ou tentativa de humilhá-lo. Por exemplo, se alguém perguntar: “Você gosta de tal e tal filme?”, você deve pensar imediatamente – Ele está tentando me humilhar, provando que eu não entendi o filme – ou – Ele está se preparando para me dizer que eu tenho mau gosto para filmes. A ideia é sempre esperar o pior das pessoas. Se alguém está atrasado para o jantar, enquanto você os espera, lembre-se de todas as outras vezes que a pessoa esteve atrasada, e diga a si mesmo que ele ou ela está fazendo isso deliberadamente para lhe menosprezar. Certifique-se de que no momento em que a pessoa chega, ou você está fervendo ou está tão desanimado(a) que a noite está arruinada. Se a pessoa perguntar o que está errado, não diga uma palavra: deixe-o(a) sofrer.

Exercício: Liste os nomes de cinco parentes ou amigos. Para cada um, escreva algo que ele ou ela disse ou fez no passado recente, que comprova que eles são tão determinados a aumentar seu sofrimento quanto você mesmo(a) está.

6. Não importa o que você faça, faça-o somente para ganho pessoal. Às vezes você será tentado a ajudar alguém, contribuir para uma instituição de caridade, ou participar de uma atividade da comunidade. Não faça isso, a menos que haja algum ganho para você, por exemplo, a oportunidade de parecer ser uma boa pessoa ou conhecer alguém a quem você pode pedir o dinheiro um dia. Não caia na armadilha de fazer algo simplesmente porque você quer ajudar as pessoas. Lembre-se que seu principal objetivo é cuidar de Numero Um, mesmo que você odeie a si mesmo.

Exercício: Pense em todas as coisas que você fez para os outros no passado, que não tenham sido correspondidas. Pense em como todos ao seu redor estão tentando tirar alguma coisa de você. Agora liste três coisas que você poderia fazer e que fariam você parecer altruísta, enquanto lhe trazem ganho pessoal, social ou profissional.

7. Evite a gratidão. Pesquisas mostram que pessoas que expressam gratidão são mais felizes do que aqueles que não o fazem, portanto nunca expresse gratidão. Contar suas bênçãos é para idiotas. Que bênçãos? A vida é sofrimento, e então você morre. O que há para ser grato?

Amigos e parentes bem-intencionados tentarão sabotar seus esforços para ser ingrato(a). Por exemplo, enquanto você está no meio de uma reclamação sobre o projeto que você adiou no trabalho ao seu cônjuge durante um jantar pouco saudável, ele ou ela pode tentar lembrá-lo(a) de quão grato você deve estar por ter um emprego ou simplesmente comida. Tais tentativas de encorajar a gratidão e alegria são comuns e facilmente desviados. Basta salientar que as coisas pelas quais você deveria ser grato(a) não são perfeitos – que o(a) libera para encontrar tantas falhas com elas quanto você queira.

Exercício: Faça uma lista de todas as coisas pelas quais você poderia ser grato. Ao lado de cada item, anote por que você não é. Imagine a pior. Quando você pensa do futuro, imaginar o pior cenário possível. É importante estar preparado para e preventivamente sofredor sobre qualquer possível desastre ou tragédia. Pense nas possibilidades: ataques terroristas, desastres naturais, doenças fatais, acidentes horríveis, enormes perdas de colheitas, seu filho não ser escolhido para o time de futebol do colégio.

8. Esteja sempre alerta e em um estado de ansiedade. Otimismo sobre o futuro só leva à decepção. Portanto, você tem que fazer o melhor para acreditar que seu casamento vai afundar, seus filhos não vão te amar, seu negócio vai falir, e nada de bom jamais funcionará para você.

Exercício: Faça alguma pesquisa sobre quais catástrofes naturais ou provocadas pelo homem podem ocorrer em sua área, tais como terremotos, inundações, vazamentos de usinas nucleares, surtos de raiva. Concentre-se nessas coisas pelo menos uma hora por dia.

9. Culpe seus pais. Culpar os pais por seus defeitos, deficiências e fracassos é um dos passos mais importantes que você pode dar. Afinal, seus pais fizeram de você quem você é hoje; você não teve nada a ver com isso. Se por acaso você tiver quaisquer qualidades ou sucessos, não dê o crédito aos seus pais. Esses são acasos.

Estenda a culpa a outras pessoas de seu passado: o professor de segundo grau que gritou com você no refeitório, o menino que intimidava quando você tinha 9 anos de idade, o professor da faculdade que lhe deu uma nota baixa em um trabalho, o seu primeiro namorado, até mesmo a cidade caipira em que você cresceu – as possibilidades são ilimitadas. A culpa é essencial na arte de ser um sofredor.

Exercício: Ligue para um de seus pais e diga a ela ou a ele que você acaba de lembrar de algo horrível que fizeram quando você era uma criança, e certifique-se que ele ou ela entenda quão terrível aquilo fez você se sentir, e que você ainda está sofrendo com isso.

10. Não desfrute os prazeres da vida. Ter prazer em coisas como comida, vinho, música e beleza é para pessoas volúveis e superficiais. Diga isso a si mesmo(a). Se você, inadvertidamente, descobrir-se desfrutando algum sabor, música ou obra de arte, lembre-se imediatamente que estes são prazeres transitórios, que não podem compensar o estado miserável do mundo. O mesmo se aplica à natureza. Se você acidentalmente encontrar-se apreciando uma bela vista, uma caminhada pela praia, ou um passeio por uma floresta, pare! Lembre-se de que o mundo está cheio de pobreza, doença e devastação. A beleza da natureza é um engano.

Exercício: Uma vez por semana, envolva-se em uma atividade que deveria ser agradável, mas faça isso enquanto pensa em como ela é inútil. Em outras palavras, concentre-se na remoção de toda a sensação de prazer da atividade prazerosa.

11. Rumine. Gaste uma grande parte do tempo focado em si mesmo. Preocupe-se constantemente com as causas de seu comportamento, analise seus defeitos e remoa seus problemas. Isso ajudará a promover uma visão pessimista da vida. Não se permita tornar-se distraído por alguma experiência ou influência positiva. O objetivo é garantir que até mesmo pequenas perturbações e dificuldades pareçam ser enormes e portentosas.

Você pode refletir sobre problemas dos outros ou do mundo, mas torne-os sobre você. Seu filho está doente? Reflita sobre como é um fardo para você tirar uma folga do trabalho para cuidar dele. Seu cônjuge é magoado por seu comportamento? Concentre-se em quão terrível isso faz você se sentir quando ele/ela mostra como você o(a) faz sentir. Ruminando não só sobre seus próprios problemas, mas também os dos outros, você parecerá ser um pensador profundo e sensível que carrega o peso do mundo sobre seus ombros.

Exercício: Sente-se em uma cadeira confortável e procure sentimentos negativos, tais como raiva, depressão, ansiedade, tédio, qualquer coisa. Concentre-se nesses sentimentos por 15 minutos. Durante o resto do dia, mantenha-os na parte de trás de sua mente, não importa o que você estiver fazendo.

12. Glorifique ou difame o passado. Glorificar o passado é dizendo a si mesmo como a vida era boa, feliz, afortunada, e como valia a pena viver quando você era uma criança, um jovem ou um recém-casado(a) – e lamentando como tudo foi ladeira abaixo desde então. Quando você era jovem, por exemplo, você era glamorosa e dançava samba com homens bonitos na praia no crepúsculo, e agora você está em um casamento assim-assim com um regulador de seguros em Cuiabá. Você deveria ter casado o alto e moreno Antonio. Você deveria ter investido na Microsoft quando teve a chance. Em suma, concentre-se no que você poderia ter sido e deveria ter feito, em vez de o que você fez. Isto vai certamente tornar você infeliz.

Difamar o passado também é fácil. Você nasceu no lugar errado na hora errada; você nunca teve o que precisava, você se sentia discriminado; você nunca for a um acampamento de verão. Como você pode ser feliz quando você teve antecedentes tão ruins? É importante pensar que as más lembranças, erros graves, e eventos traumáticos foram muito mais influentes na sua formação e em seu futuro do que boas lembranças, os sucessos e os acontecimentos felizes. Concentre-se nos maus momentos. Torne-se obcecado sobre eles. Valorize-os. Isso lhe garantirá que, não importa o que está acontecendo no presente, você não será feliz.

Exercício: Faça uma lista de suas más recordações mais importantes e mantenha-a onde possa revê-la com frequência. Uma vez por semana, conte a alguém sobre sua infância horrível ou quão melhor era a sua vida 20 anos atrás.

13. Encontre um parceiro romântico para reformar. Certifique-se de que você se apaixone por alguém com um grande defeito (colecionador de gatos, jogador, alcoólatra, mulherengo, sociopata), e comece a reformá-lo(a), independentemente de ele ou ela querer ser reformado(a). Acreditamos firmemente que você pode reformar essa pessoa, e ignore todas as evidências em contrário.

Exercício: Vá para sites de namoro online e veja quantas más escolhas você pode encontrar em uma tarde. Envide esforços para encontrar essas pessoas. É bom se o site de namoro cobra muito caro, já que isso significa que você estará emocionalmente carente e pobre.

14. Seja crítico(a). Certifique-se de ter uma interminável lista de desgostos e expresse-os com frequência, tenha ou não sido solicitada a sua opinião. Por exemplo, não hesite em dizer: “É isso que você escolheu vestir esta manhã?” ou “Por que a sua voz é tão estridente?” Se alguém está comendo ovos, diga-lhe que você não gosta de ovos. Sua negatividade pode ser aplicada a praticamente qualquer coisa.

Ajuda bastante se as coisas que você critica são muito apreciados pela maioria das pessoas, de modo que seu desagrado a distinga deles. Não gostar do tráfego e de mosquitos não é suficientemente criativo: todo mundo sabe como é encontrar essas coisas irritantes, e eles não prestarão muita atenção se você achá-los chato também. Mas não gostar do novo filme que todos os seus amigos estão elogiando? Você vai encontrar muitas oportunidades de contrariar críticas elogiosas dos seus amigos com a sua opinião contrária.

Exercício: Faça uma lista de 20 coisas de que você não gosta e veja quantas vezes você pode inseri-las em uma conversa ao longo do dia. Para melhores resultados, não goste de coisas que você nunca se deu a chance de gostar.

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Acabei de listar 14 maneiras de se tornar infeliz. Você não tem que adotar cada uma delas, mas mesmo se você tiver sucesso com apenas quatro ou cinco, certifique-se de repreender a si mesmo(a) regularmente por não ser capaz de adotar a lista inteira. Se você estiver no consultório do(a) terapeuta – porque alguém que ainda está agarrado ao seu amor por você lhe enganou e induziu a fazê-lo – certifique-se de que seu sofrimento pareça orgânico. Se o terapeuta esclarece você qualquer forma ou lhe ensina técnicas de mente-corpo para acalmar sua mente ansiosa, certifique-se de cooptar a conversa e falar sobre seus sonhos cheios de sofrimento da noite anterior. Se o terapeuta é especializado em análise de sonhos, comece rapidamente a reclamar do custo da própria terapia. Se o terapeuta utiliza as suas queixas como uma rampa de lançamento para discutir questões de transferência, acuse-o(a) de ter problemas de contratransferência. Em última análise, o terapeuta é seu inimigo ao tentar cultivar sofrimento em sua vida. Assim, saia o mais rápido possível. E se acontecer de você encontrar um(a) terapeuta que se sente em silêncio enquanto você traz todos os 14 itens nesta lista à tona a cada semana, me ligue. Eu vou querer fazer uma consulta também.

Cloe Madanes é uma inovadora mundialmente renomado e professora de família e terapia breve e um dos autores da abordagem estratégica à terapia familiar. Ela é autora de sete livros que são clássicos no campo: Terapia Familiar Estratégica; Por trás do espelho transparente; Sexo, Amor e Violência, o Significado Secreto do Dinheiro, a Violência dos Homens, o Terapeuta enquanto Humanista, Ativista Social e Pensador Sistêmico, e Descober do Relacionamento. Contato:  madanesinstitute@gmail.com  .

Publicado em: http://www.alternet.org/personal-health/14-habits-highly-miserable-people?paging=off&current_page=1#bookmark

Publicado on novembro 18, 2013 at 1:24 pm  Comments (1)  

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