Arte e Maçonaria: Mitos Solares e Cinema

 Por José Filardo – M.´. I.´.

 

Oceanos de tinta foram gastos na polêmica entre Criacionistas e Evolucionistas.

O Grande Arquiteto (William Blake)

Os Criacionistas, por um lado, trazem à discussão a posição do Cristianismo centrada no Livro Gênesis da Bíblia, defendendo a idéia de que o mundo foi criado por um Deus onipotente, onisciente e onipresente, em sete dias, e que o Homem foi por Ele criado a partir do barro, e a Mulher a partir de uma costela do Homem. Ao ceder à tentação de ter acesso à árvore do conhecimento, o Homem e a Mulher caem em desgraça e são expulsos do Paraíso.

Os Evolucionistas, com base na teoria de Charles Darwin, sustentam ter o homem, assim como todas as espécies, passado por um processo de evolução, a partir do denso caldo de cultura criado nos mares, quando se amenizaram as condições da Terra, milhões de anos atrás.

Segundo a teoria, tudo o que existe na Terra, que se possa chamar de vida, é o resultado possível das condições existentes.

A condensação de elementos químicos e sua organização em sistemas mais complexos somente foi possível devido ao resfriamento da terra até o ponto em que a sobrevivência daqueles sistemas complexos fosse viável. Daí, a necessidade forçou sua evolução, em organismos progressivamente mais complexos, sempre balizados pela possibilidade, dentro das condições existentes. Mutações acontecem aos milhões, mas somente as mutações possíveis sobrevivem.

Leia mais em: Mitos Solares e Cinema

Anúncios
Published in: on julho 13, 2017 at 10:12 am  Comments (3)  
Tags: , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2017/07/13/arte-e-maconaria-mitos-solares-e-cinema/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. A admissão da existência de um criador não implica necessariamente, na posição fundamentalista de entender literalmente o livro de gênesis. Existem outras possibilidades. Mesmo a descrição evolucionista pode ser entendida como modos de atuação do criador.desde que este seja compreendido de modo mais abrangente, ultrapassando os limites do gênesis. O Universo jaz na imaginação do criador.

  2. Estou precisando de material pro trabalho sobre o livro da lei, se não for incomodo pode me disponibilizar.

    Att.

    Ir.’. Ermande

    ________________________________

    • O material que temos disponível está todo publicado no blog. Basta pesquisar.

      taf


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: