Os “quatro elementos” …E se eles eram apenas dois?

Tradução José Filardo

por Ronan Loaëc


Os quatro elementos, fogo, ar, terra e água na ordem em que os nomeou Aristóteles partindo do mais sutil remontam à Grécia antiga: Empédocles os havia postulado como componentes básicos de todos os corpos cujas características dependiam da respectiva mistura de seus componentes. Aristóteles acrescentou a eles um quinto, o éter (a “quintessência”), que supostamente banhava o universo como um vapor tão sutil que ele permanece invisível e impalpável, e do qual não nos livramos realmente a não ser no século XX, com a relatividade de Einstein. Os outros quatro “elementos” perderão seu status como componentes básicos na segunda metade do século XVIII, com o trabalho de Lavoisier que conseguiu separar, identificar e pesar os dois principais constituintes do ar, o oxigênio e o nitrogênio ou azoto (assim nomeado a partir do grego porque não permitia a vida).
Com Lavoisier, que mostra, ao mesmo tempo que a combustão é devida ao oxigênio e não um hipotético “flogisto”, a alquimia vai rapidamente perder seu status em benefício da química moderna. Mas não se interrompe tão facilmente um sonho baseado em sentimentos profundamente enterrados no inconsciente, gerados pelas experiências experimentos da criança descobrindo o mundo à sua volta, como tão bem demonstrou Bachelar em seu estudo dos elementos … (1)

Leia mais em Os Quatro Elementos

Anúncios
Published in: on maio 29, 2017 at 9:43 am  Comments (2)  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2017/05/29/os-quatro-elementos-e-se-eles-eram-apenas-dois/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Eu JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS, nascido numa conceituada família de doutores e mestres do conhecimento: único MÚLTIPLO CIENTISTA ENERGÉTICO desse planeta, doutor em: ALQUIMIA-ELEMENTAR-AVANÇADA, GEOFÍSICA-AVANÇADA, ASTROFÍSICA-AVANÇADA, FÍSICA-QUÂNTICA-AVANÇADA, FILOSOFIA-AVANÇADA e VERDADEIRO-CRIACIONISMO-ENERGÉTICO-INFINITO:

    Compartilho gratuitamente com todos os meus irmãos, IMPORTANTÍSSIMAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS: efetuadas por mim.

    Apenas peço em troca SERIEDADE E RESPEITO, dado a importância que minhas DESCOBERTAS CIENTÍFICAS terão, para todos que habitam: esse lindo Planeta.

    Acessar meu blog:

    http://www.descobertascientificasineditas.blogspot.com

    Abraços fraternos.

  2. Excelentes textos para uma melhor formação maçônica!!! Parabéns ao tradutor.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: