O Rito Francês, oficial em 1802, depois combatido e desaparecido renasce em Portugal

Tradução do Espanhol – José Filardo

Filipe Frade

Primeiramente adotado pelo jovem Obediência Portuguesa, o Rito Francês foi vítima das rivalidades políticas que marcaram o REAA e assim começou o adormecimento do RF. A obstinação dos seus defensores, fieis aos valores adogmáticos e republicanos, e o apoio do Grande Oriente da França (GODF) garantiram seu renascimento.

As primeiras lojas maçônicas apareceram em Portugal por volta de 1735 e imediatamente foram ameaçados pela Inquisição. Em 1801-1802 o Irmão Hipólito da Costa Furtado de Mendonça foi para Londres e obteve uma Patente da Grande Loja. Em seu retorno ele passa por Paris, e também obtém uma patente do Grande Oriente de França (GODF). E foi assim que o Grande Oriente Lusitano (GOL) foi fundado em Portugal em maio de 1802, com um primeiro rito oficial que seria o Rito Francês ou Moderno. Infelizmente sabemos que em julho de 1802, o Irmão Costa foi preso pela Inquisição, da qual fugiria em 1805) e supõe-se que as referidas Patentes foram destruídas.

 

 

Em 1804 foi assinado um tratado de amizade entre a GOL e o GODF e ao nosso conhecimento esse é o mais antigo tratado maçônico existente entre as duas Obediências. A Constituição do GOL de 1806 reconhece o Rito Francês como Rito Oficial. E nos capítulos III e XIII fala-se claramente da formação de diferentes Capítulos e Ordens de Sabedoria do Rito Francês. Uma nova Constituição do GOL reafirma isso em 1821 no mesmo sentido. O REAA somente foi introduzido no GOL em 1837 e o Conselho Superior do REAA em 1844.

Leia mais: https://bibliot3ca.wordpress.com/o-rito-frances-oficial-em-1802-depois-combatido-e-desaparecido-renasce-em-portugal/

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2017/05/04/o-rito-frances-oficial-em-1802-depois-combatido-e-desaparecido-renasce-em-portugal/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Excelente trabalho. Sou leitor assiduo de seus trabalhos e me poupe de ficar s

  2. Prezado; Sou assinante do seu Newsletter, o qual utilizo como uma excelente fonte de aprendizagem.   Caso não for incomodo, gostaria de lhe fazer uma solicitação para esclarecimento;   Li em uma matéria, que o Ritual Emulação que é parte do Rito Inglês Moderno, se constitui de vários rituais, tais como: o Stability, o Taylor, o Bristol, o Logic, o EMULAÇÃO, o Oxomensis, o Oxford, o West End, o Sussex e o Nigerian.   De que se constitui o ritual “Nigerian” dentro do Rito Inglês Moderno? Existem Lojas aqui no Brasil, em especial aqui no Rio de Janeiro que paticam este rito/ritual?   No aguardo. Grato pela atenção.    

    SAMUEL UGBORH.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: