O Ceticismo, uma escola de lucidez?

Tradução José Filardo

por Henri Pena-Ruiz

“Quando em dúvida, abstenha-se”. Uma máxima de sabedoria prática, bem como teórica, que pode ser atribuída à filosofia cética, mas também a todos aqueles ciosos com sua lucidez. Skeptikos, em grego, é aquele que observa e reflete e, portanto, se abstém de julgar ou agir precipitadamente. À sua disposição, inicialmente como uma ferramenta mental simples e, em seguida, como o primeiro parecer, a suspensão do julgamento (em grego epokhè), uma verdadeira parada no turbilhão das primeiras opiniões. Um exemplo corrente. Diz-se muitas vezes de quem recebe uma notícia muito surpreendente e pelo menos inesperada: “Ele recebeu a notícia com algum ceticismo.” Reserva tanto emocional quanto mental, a atitude cética discutida aqui mostra uma preocupação de prudência. Uma notícia recebida como questionável exige confirmação ou invalidação antes de possamos nos alegrar ou lamentar. Portanto, dois aspectos: o cuidado intelectual e o controle de todo impulso emocional. Estamos no caminho do ceticismo filosófico.

A incredulidade de princípio adotada pelos céticos retira toda modalidade não distanciada de consciência humana: crença ingênua, reação impulsiva, adesão espontânea ou rejeição imediata. A suspensão cética se traduz uma neutralidade de princípio, uma indiferença voluntária adotada como um pré-requisito para uma análise mais aprofundada. Na verdade, ela consiste em ter sob as rédeas a emoção espontânea, a fim de saber mais antes de reagir. Dedicar algum tempo antes de afirmar ou negar. O afastamento, recusa a se apressar, aqui é essencial para empregar o olhar, e dar os seus direitos a investigação crítica. Deve acontecer sem prejulgar o resultado: negar, afirmar, ou suspender todo julgamento sobre a questão da dúvida, considerando que ela tem decisão impossível. Um exercício de dúvida destinado a fazer um método, uma espécie de princípio de precaução em matéria de pensamento, mas também de ação.

Leia mais: https://bibliot3ca.wordpress.com/o-ceticismo-uma-escola-de-lucidez/

Anúncios
Published in: on setembro 5, 2016 at 10:38 am  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2016/09/05/o-ceticismo-uma-escola-de-lucidez/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: