William Shakespeare – Muito Barulho por Nada ou Como Gostais?

Tradução José Filardo

por Francis Moray

1616-2016! O mundo celebra este ano o 400º aniversário da morte do “imortal (ainda!) Bardo de Stratford “, William Shakespeare. Mas por que a revista da Maçonaria deveria se meter nesse assunto? Simplesmente porque o dramaturgo não é desprovido de todo de conexão com a Maçonaria, que já gerou uma extensa literatura com o famoso ” Shakespeare, criador da maçonaria,” de Alfred Dodd (1933) no topo da pilha. É preciso dizer que do outro lado do Canal da Mancha, encontram-se maçons dispostos a torná-lo um de seus irmãos ou mesmo o pai da Maçonaria.

Essas supostas ligações foram trazidas à luz muito cedo e antes mesmo que muitas hipóteses e outros mistérios começassem a florescer em torno do dramaturgo. Sem poder aqui multiplicar os exemplos que o atestam, lembremo-nos que em 1723 (o mesmo ano da publicação das Constituições de Anderson), quando Pope e Sewell publicam a edição Bedson-Medley dos Sonetos de Shakespeare, o cabeçalho da página de rosto incluía um bom número de símbolos maçônicos, incluindo altos graus Cristão-cavalheirescos. E em julho de 1929, a primeira pedra do Teatro Memorial Shakespeare de Stratford, sua cidade natal, foi lançada pelo Pro-Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra, em pessoa, Lord Ampthill, na presença de 600 maçons em grande regalia, prova de que a Ordem, mas também as autoridades seculares emprestam uma certa dimensão maçônica a Shakespeare. Na França, é a partir de 1770 que seus primeiros tradutores, o bretão Jacques Merdy de Catuélan e Pierre Letourneur, eles mesmos maçons, apresentam o autor até então quase desconhecido neste lado do Canal, como o “irmão Shakespeare” para a sua promoção nas lojas.

Ler mais: https://bibliot3ca.wordpress.com/william-shakespeare-muito-barulho-por-nada-ou-como-gostais/

Published in: on julho 15, 2016 at 5:00 pm  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2016/07/15/william-shakespeare-muito-barulho-por-nada-ou-como-gostais/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: