ENTREVISTA: Marie-Thérèse Besson, Gran Mestra da Grande Loja Feminina da França

Tradução José Filardo

por Hélène Cuny

Marie-Thérèse Besson, Gran-Mestra

Foto NGH Presse

Em 2016, as irmãs da Grande Loja Feminina da França celebram 70 anos de sua potência fundada em 1945. Para a ocasião, uma série de eventos foram organizados durante todo o ano, em toda a França. Marie-Thérèse Besson, eleita Gran-Mestra em junho destaca a forte identidade de uma potência que não perdeu seu caráter militante, inteiramente resumido no slogan “mulheres livres, arquitetas do futuro”. Um canteiro de obras, segundo ela, que nunca é concluído.

Hélène Cuny: Como você definiria, hoje, a Grande Loja Feminina da França?
Marie-Thérèse Besson:
A potência é estruturada em torno de mulheres que vêem a si mesmas como construtoras. Deve-se ressaltar que nos anos 40, em termos de direito e liberdade das mulheres, tudo estava por ser construído. Hoje, detentoras desse patrimônio, estamos colhendo os frutos, com a presença em nossas colunas de mulheres que ao mesmo tempo investem em uma jornada pessoal, tendo, para a maioria delas um compromisso social. Isso se manifesta na manutenção e na implantação do secularismo, no respeito pela democracia, mas também na defesa dos direitos das mulheres e sua emancipação. Não nos esqueçamos de fato que em nível internacional há muito por fazer e estamos aqui para fornecer ajuda e apoio às mulheres que precisam dele. Eu faço a observação de que através de nossas ações, nós nos tornamos um grupo de mulheres conhecidas, reconhecidas como uma corrente de pensamento, que é regularmente convidada em nível institucional para enriquecer o debate de ideias.

Continuar a ler: https://bibliot3ca.wordpress.com/entrevista-marie-therese-besson-gran-mestra-da-grande-loja-feminina-da-franca/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: