Mas quem é o Grande Arquiteto do Universo?

Tradução José Filardo

por Ronan Loaëc

The Ancient Days – William Blake

A moderna maçonaria “especulativa” nascida na Grã-Bretanha não inventou o Grande Arquiteto, mas ela o institucionalizou como o menor denominador comum da crença em um Deus revelado para permitir que seus membros acabassem, em loja, com os conflitos religiosos que rasgavam a sociedade Inglesa no final do século XVII e início do XVIII. O projeto em geral teria fracassado diante da exigência crescente de liberdade de consciência? Hoje, o GADU divide o universo discreto da Ordem como um bisturi, revelando profundas divisões dogmáticas enquanto ele ambicionava apenas “reunir o que está esparso”! No entanto, assistimos a um momento decisivo: de uma e outra parte o diálogo parece se renovar e pontes são novamente estabelecidas.

O Grande Arquiteto que nos vem de longe…
O conceito de Grande Arquiteto é muito anterior à maçonaria especulativa que só o pediu emprestado. A ideia geral que encontramos em muitos escritores, de Cícero a Rousseau, de Descartes a Voltaire, é a de uma ordem mundial de tal complexidade que não pode ser concebida sem um pensamento externo e criativo estruturado, o de um “arquiteto” ou “relojoeiro” que ajusta finamente o funcionamento do universo e lhe dá o impulso necessário para seu movimento eterno e infinito. É a visão dos defensores da Religião Natural. Esta ideia pode parecer estranha ao pensamento científico contemporâneo formado por que o acaso faria perfeitamente funcionar desde que lhe seja dado o tempo: 14 bilhões de anos, quase uma eternidade, e uma realidade desconhecida no século XVIII (a Bíblia é, então, a única medida do universo e o tempo da criação não excede 6000 anos). Graças ao longo tempo, ela acontece plano: ela não tem nenhum plano, nenhum arquiteto e nenhuma necessidade de transcendência. Assim, o ateísmo é representado no Século do Iluminismo por um punhado de filósofos “radicais”, tais como Meslier (um… abade!), La Mettrie, Maupertuis, Helvétius, D’Holbach, Sade … e nem sequer aparece no espírito da Enciclopédia onde o artigo ateísmo, muito focado, é elaborado pelo abade Yvon (1).

Continue a ler:

https://bibliot3ca.wordpress.com/mas-quem-e-o-grande-arquiteto-do-universo/

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2016/05/27/mas-quem-e-o-grande-arquiteto-do-universo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: