Teoria Continuista da Maçonaria: Os Jacobitas

Tradução José Filardo

Por quê 1689 – 1997?

Por referência a um escrito de Marie-Cécile Revauger em seu livro “ O fato maçônico no século XVIII ”, no qual ela situa o nascimento e os primórdios da Maçonaria no Reino Unido e no exterior, tomamos 1689 como um ano crucial em que os eventos se situam antes e depois de 1689:

A maçonaria moderna realmente nasceu na Escócia, com homens tais como Shaw, autor de estatutos que regulavam a vida dos maçons operativos e Robert Moray, Membro da Royal Society. A partir do século XVII, de fato, especulativos juntaram-se às lojas operativas, de modo que, ao contrário do que aconteceu na Inglaterra, houve uma verdadeira continuidade entre as lojas dos séculos XVII e XVIII, entre os operativos e os especulativos. Simplesmente, é uma verdade que os ingleses têm dificuldade em aceitar. Eles preferem proclamar em alto e bom tom que a sua Grande Loja, fundada em 1717, foi a primeira no mundo, antes da Grande Loja da Escócia, que data apenas de 1736. O que eles não dizem é que a Grande Loja 1717 é uma organização completamente nova, criada por quatro lojas londrinas onde os maçons operativo primam por sua ausência. A Grande Loja escocesa de 1736, ao contrário, é fundada por uma centena de lojas (os historiadores não chegam a um acordo sobre o número exato), incluindo um grande número de operativos. É inegável que a osmose entre operativos e especulativos não ocorreu a não ser na Escócia, e isso no início do século. É significativo que a Grande Loja da Inglaterra, composta unicamente por especulativos, portanto, tenha surgido precisamente em 1717. O contexto religioso e político parece essencial para explicar este nascimento.

Continue a ler em: https://bibliot3ca.wordpress.com/teoria-continuista-da-maconaria-os-jacobitas/

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2016/04/29/teoria-continuista-da-maconaria-os-jacobitas/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: