Rito Moderno ou Francês, Rito de Fundação (Ampliação)

 Tradução José Filardo

Ir.’. Joaquim Villalta

  A falta original de distinção entre fato histórico e lenda incorporada aos primeiros documentos maçônicos permaneceu em vigor para muitos maçons, apesar da passagem dos séculos. Grande parte dessa “distorção” foi responsabilidade do próprio Anderson ao tentar “legitimar” a nova estrutura obediencial nas Constituições de 1723 com uma História da Maçonaria, que data desde Adão até essa data do início do século XVIII.

A Maçonaria, a nossa Maçonaria é uma ordem iniciática tradicional e simbólica que é apenas uma herdeira indireta daqueles construtores de catedrais. A Maçonaria contemporânea nasce no final do XVII e início do século XVIII em torno da Royal Society, em um país que emergia de guerras de religiões horríveis. Estes homens de ciência e ilustrados que não querem desistir de suas aspirações espirituais inspiram-se nos ritos e símbolos destes construtores de catedrais de quem não são herdeiros diretos, criando uma Maçonaria especulativa moderna com base em alguns mitos importados com esta finalidade. Seja como for, o que é inquestionável é como o suporte veicular era e deve ser simples e direto. A utilização simbólica e alegórica clara que deve finalmente mostrar uma mensagem próxima e simples. Um conteúdo que estimule no homem o seu potencial através da ortopraxia moral, apreciar sua liberdade bem como o uso dela; encontrar essa felicidade na busca autocrítica das respostas perenes compartilhadas com um sentimento de pertença e interação universal e despertar sua responsabilidade em relação a um conjunto – a humanidade – libertada de todos os tipos de imposição irracional ou avassaladora.

 

Leia mais: https://bibliot3ca.wordpress.com/rito-moderno-ou-frances-rito-de-fundacao-ampliacao/

Published in: on dezembro 19, 2015 at 9:55 am  Comments (6)  
Tags: , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2015/12/19/rito-moderno-ou-frances-rito-de-fundacao-ampliacao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

6 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Estou gostando muito dos estudos sobre a maçonaria muito obrigado

  2. Caros irmãos,
    Pelo que tenho observado a Maçonaria está voltada para nos princípios fundamentais que norteiam a vida dos homens na sociedade humana: religião, alta cultura, e língua. Quem sabe não seria interessante apostar nos valores acima antes de apostar em atalhos?

  3. Boas festas mano Filardo… que tangas um ano se muita prosperidade

  4. Para estudarem mas férias. .. rsss 

  5. Hoje o GOL têm dois ritos, que convivem, pacificamente, e com alterações de pormenor, e cor, REAA ( vermelho) RMF(azul), com a decoração do templo, num caso por três colunas e tapete, no outro a pedra propriamente dita em bruto, versus pedra polida. Terão filosoficamente a questão ecumênica, do postulada no GADU, que pode ser um ponto sensível, quanto ao mais se se ntra com com o pé esquerdo, se com pé direito, se saúda, primeiro o V.’.M.’., ou segundo vigilante, temos para nós como que questões, sem significado, divisionista, as iniciações, embora diferentes estão muito próximas, não lhes dando uma importância excessiva. Pelo que na nossa humilde opinião os ritos REAA e o RFM, não podem nem devem ser um elemento fraccionistas, bem pelo contrário uma união na diferença, mantendo na substância, os princípios fundamentais da tolerância, Liberdade, Igualdade e Fraternidade, não dividindo, mas antes sim unindo. Mas bom será, que todos conheçam os dois Ritos a fim de evitar situações de eventual desconforto, e só.

  6. Ilustres Irmãos:

    Sem dúvida que os Irmãos que têm vindo a levantar várias questões relacionadas com a origem, natureza e fins das duas matrizes da Maçonaria Universal – a Operativa e a Especulativa. Os esclarecimentos de ordem histórica são coerentes e expressivos dando uma visão ampla e verdadeira da Arte Real. Plenamente de acordo com os Irmãos, procuramos agora desenvolver e divulgar uma terceira matriz, uma terceira via, a que eu denominaria de: – “A Nova Escola da Maçonaria Operativa” que procura desenvolver novos conceitos ou princípios fundamentados numa filosofia espiritualista e evolucionista que tem por base o conhecimento científico e certamente nunca abdicando da tradicionalidade simbólica que reveste os alicerces da Maçonaria Universal. Caso os Ilustres Irmãos queiram ter conhecimento sobre o que é “A Nova Escola da Maçonaria Operativa” poderão ter acesso ao meu blogue – http://circulodeestudosecleticos.blogspot.com
    Jacinto Alves – Grau 33º. do SCF do REAA.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: