Catedrais Góticas: Marcas da Presença Humana

José Filardo  M.'. M.'.

Catedrais góticas me fascinam! Sou capaz de entender perfeitamente o objetivo delas de elevar os homens, de conduzir o olhar para o alto, para o divino.

Mesmo não sendo um crente, sinto vontade de ajoelhar-me toda vez que me vejo dentro de um desses monumentos que para mim são monumentos à capacidade construtiva do Homem e à habilidade dos maçons operativos cujas ferramentas e costumes inspiraram a Maçonaria Moderna.

E pensando nesses milhares de maçons desconhecidos, eu sempre procuro encontrar os sinais de suas presenças, além da manifestação esplêndida que o conjunto arquitetônico nos mostra.

Especificamente, refiro-me às marcas que o maçom esculpia nas pedras que produzia, para que se computasse o seu pagamento. Esse costume, ou técnica construtivo-administrativa das guildas de pedreiros deram origem ao Mark Mason, uma ordem de Maçonaria de graus filosóficos que vem crescendo no Brasil, que transmite lições de moral e ética em alegorias ritualizadas baseadas na construção do Templo de Salomão. Nela o maçom é ajudado a escolher uma marca de maçom e lhe é apresentada uma extensão do mito Hirâmico relacionado com a fabricação, perda e reencontro da pedra angular da Arca Real daquele grau.

Este é um quadro que ajuda a situar a Ordem dos Maçons de Marca na constelação de ordens de pedigree anglo-saxão.

Quadro das Ordens Anglo Saxãs complementares do simbolismo (Craft)

Estive recentemente a perambular pelo interior de Portugal, onde se encontram exemplares maravilhosos dessa arte, onde o gótico se manifesta com todo o seu esplendor. E em suas pedras encontrei as assinaturas ou Marcas daqueles pedreiros.

Percorremos o norte de Portugal onde vimos alguns exemplares de grandes construções nas quais estiveram envolvidas as guildas de pedreiros da Idade Média.

Alguns exemplos:

https://bibliot3ca.wordpress.com/catedrais-goticas-marcas-da-presenca-humana/

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2015/10/12/catedrais-goticas-marcas-da-presenca-humana/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: