Enquanto isso, em outros orientes…

Desilusão com a Maçonaria

Tradução J.Filardo

Ir.’. Greg Stewart

O seguinte foi compartilhado comigo com muita apreensão e preocupação com sua reação. Ironicamente, ouvi as mesmas palavras de outros nos últimos meses, e ocorreu-me que elas não eram vozes isoladas ou meramente dissidentes clamando no deserto – em vez disso, elas eram um mal-estar real que está tomando aqueles anteriormente engajados. Desencanto, privação de direitos, desapontamento, não importa em que saco você coloca, estou ouvindo sobre esses sentimentos cada vez mais.

Sempre olhando para o lado bom, este seria um bom salto para longe do ponto, para explorar o sentimento à medida que prosseguimos na busca de suas raízes. Vocês compartilham essa mesma sensação?

Desilusão com a Maçonaria

(Anônimo)

Depois de servir à Fraternidade por mais de dez anos, parei de olhar para trás, para o quanto eu realizei e como a Maçonaria mudou.

https://bibliot3ca.wordpress.com/desilusao-com-a-maconaria/

Published in: on julho 15, 2015 at 5:32 pm  Comments (4)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2015/07/15/enquanto-isso-em-outros-orientes/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Irmão boa noite.

    Seu texto publicado aqui tem a minha Face e, passando por alguns problemas dessa natureza em Loja, fiz algumas colocações direcionadas para um ¼ de estudos.

    Com sua permissão posso usufruir desse texto.

    Agradeço e aguardo.

    Ir. Alfredo Luiz

    2° vigilante

    • Brother Alfredo,

      Todo o conteúdo da revista está disponível para divulgação com menção da fonte.

      Fique à vontade
      Filardo

  2. Caro Irmão, o meu sentimento se coaduna com o seu. Procurei um algo maior em nossa ordem e só encontrei exatamente o contrário dos ensinamentos. À procura por cargos, a politicagem com todo seu lado negativo nos cantos do templo e fora dele, e por aí vai.
    Fiquei muito decepcionado com a indiferença dos irmãos, principalmente com o que ocorre em nosso país. Achar que a violência, roubalheira, e outros é normal e não há nada o que se possa fazer. Só se dedicam ao treinamento repetitivo e cego das instruções ultrapassadas, que muitos mestres com diversos títulos não sabem do que se trata ou não têm respostas plausíveis aos questionamentos feitos pelos irmãos no tempo de estudos.
    Não sou adepto de ouvir e não indagar o porque disso ou daquilo nos estudos. Vi homens de valor que preferem se calar a levantar a voz contra as mazelas das injustiças na ordem.
    Sinceramente me decepcionei com a maçonaria de hoje, pois, tendo vivido a infância “daquela maçonaria ” de 40 anos atrás, da qual ao se falar de um maçom não se tinha dúvidas de quem era.
    Grato
    Ruy Vilella

  3. Brilhante artigo Irmão Filardo. Eu gostaria de ter escrito isso, mas meu talento está muito aquém.

    Parafraseando um humorista: No Brasil se estraga até a maçonaria.

    Pelo que tenho lido e pelos 13 anos na Ordem e com algumas ações idênticas às do autor, concluo que isso só ocorre em nosso país. Sendo do Rito Schröder, já constatei que esse Rito não serve para brasileiros que normalmente são irresponsáveis e jamais cumprem com os compromissos assumidos.

    TFA

    Enivaldo Cichelero

    “Tradição é tudo”


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: