SERÁ QUE AINDA HÁ ESPERANÇA?

J.Filardo M.’. I.’.

Esta semana tive uma surpresa. Uma surpresa positiva.

Visitando minha loja-mãe no GOB – uma loja típica: escocesa, conservadora e reacionária – conversei durante o jantar comemorativo com vários irmãos e, naturalmente, o assunto derivou para a situação econômica e política por que passa o país.

Tentei evitar o assunto, para não azedar meu humor, o que sempre acontece desde as eleições do ódio, em 2014 quando encontro maçons.

Mas, fui agradavelmente surpreendido por irmãos que sei serem conservadores e eleitores do PSDB, discutindo serena e racionalmente, sem aquelas reduções irritantes e epítetos preconceituosos. E não estavam bêbados (ainda) !

Comecei a escutar, incrédulo, uma conversa adulta, normal, racional sobre o Brasil, economia, política, Petrobrás, etc., com afirmações do tipo:

– a campanha de 2014 foi vergonhosa. Puro ódio.

– fechada as urnas, decretado o resultado, resta respeitar a Presidente

– o processo Lava Jato é inquisitório e injusto

– a corrupção existia antes do PT

– o governo do PT tem seus defeitos, mas é inegável que o País melhorou (!!!)

– só o resgate de milhões de brasileiros da miséria já valeu.

E, por último, fazendo-me achar que eu devia estar bêbado (sem ter tomado uma gota de álcool, já que era o motorista oficial), eu ouvi:

– e o Lula merece as homenagens que recebe, pois é um líder carismático…

Confesso que depois da campanha de 2014 e as manifestações que ouvi de maçons nas redes sociais e grupos de discussão levam-me cada vez mais para a porta de saída. O que me segura, por enquanto, é a Loja Fernando Pessoa, onde ainda é possível ser maçom.

Meu Facebook, antigamente povoado de aventais e colares está quase deserto, pois eu invariavelmente excluo pessoas boçais – não aquelas que divergem racional e inteligentemente de minhas opiniões – excluo qualquer um que defenda a pena de morte ou que advogue a volta da ditadura, por exemplo.

Novos ventos?

Anúncios
Published in: on julho 8, 2015 at 3:24 pm  Comments (8)  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2015/07/08/sera-que-ainda-ha-esperanca/trackback/

RSS feed for comments on this post.

8 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Inacreditável o que acabamos de ler nesse post! Ainda ontem estivemos no CMSB 2015, onde 99,9% dos IIr.’. que estavam ali, cumprindo com nosso juramento de combater aqueles que usurpam a nação e enganam o povo, se manifestaram claramente contra toda essa pornografia política que tomou conta do Brasil nos últimos 13 anos!!!! Quem ROUBA milhões, MATA milhões!!!

    • Sorry brother, mas inacreditável é ver maçons desrespeitando a democracia ao desrespeitar governantes democraticamente eleitos. 99,9% dos reacionários e conservadores reunidos no CMSB2015 estavam ali cometendo um crime de lesa-pátria. O PT não usurpou nada, foi eleito em reação a um governo entreguista que vendeu o patrimônio do país por dez reis de mel coado. Não sou particularmente petista, mas quem resgata 30 milhões de brasileiros da miséria fez mais pela humanidade que a maçonaria durante toda a sua história. E não apresenta candidato à presidência sobre quem pesam suspeitas de consumo de drogas.

  2. Mano será que estamos vendo luz no fim do túnel?

    De progressista nossa atual maçonaria somente se ouve dizer, porque, em realidade, uma grande massa é completamente retrograda e reacionária.

    Faço votos que exemplos como esse se tornem regra e não exceção.

    Marcus Vinicius

  3. C.:Ir.: Filardo
    Saúdo sua mensagem que me deixa aliviado e feliz por não estar sózinho em nosso meio. COmungo com cada linha e idéia apresentada em seu texto.
    T.:F.:A.:
    José Carlos Ribeiro M.:M.:
    GORGS

  4. Vc é muito inteligente para o desânimo ! TFA

  5. Zehfilardo, mano:

    Você disse tudo: reacionária!

    Quer coisa mais reacionária, mais entreguista, mas alienante do que essa corja que esculhamba o Brasil, impossível. O que mais me diverte é ver que ainda há quem chame esses reles ladrões & incompetentes de “progressistas”…

    Abração,

    JG

  6. Caro Ir.’. Philardo;

    Me perdoe, mas eu não creio no que li em seu “Será que ainda há esperança?”.

    Me explico:

    – Eu sou você, em outra oficina, em outro Rito (REAA, no meu caso) e em outra potência (GLESP)

    – Eu, como você, faço força para não abandonar a nossa Ordem, exatamente pelos mesmos motivos (entre outros menores, confesso).

    – Eu como você me afastei de muitos Irmãos (!!!) que não entendem o que significa ‘liberdade de pensamento’ e principalmente ‘RESPEITIO’.

    – Eu como você, me decepcionei com MUITOS Irmãos, e amigos, que imaginei serem minimamente esclarecidos e DEMOCRATAS, que entende que um debate de ideias deve ser amplo e esclarecido, para que a verdade venha à tona, seja lá qual for.

    – Eu como você me angustio com os PTfóbicos, não porque o PT não tenha defeitos ou não tenha cometidos erros, mas porque o Brasil é o que é, desde que me conheço por gente e piorou MUITO após o regime ditatorial (ou será que eu estive distraído todos esses anos?).

    Agora, debate esclarecido e elogios ao Lula na Maçonaria, e ainda mais dentro do REAA ? Só acredito vendo e ouvindo meu Irmão.

    TFA

    Octaviano Galvão

  7. Felizmente meu Irmão, é uma minoria insignificante de membros da Ordem que não enxergam, ou fingem não enxergar que o Brasil de hoje, está encaminhando para o caos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: