Comunicado das Obediências Maçônicas Francesas

Comunicado das Obediências Maçônicas

Um ataque contra os princípios fundamentais da República

As obediências maçônicas signatárias condenam com a máxima força o terrível atentado cometido hoje contra o Jornal Charlie Hebdo.

Os autores destes crimes covardes e bárbaros cometeram o impensável contra a democracia, contra os valores da República Francesa e contra o secularismo que é um dos seus fundamentos.

Os maçons e as maçons recordam a sua dedicação e compromisso inabalável com defender, em todas as circunstâncias, a liberdade de expressão, especialmente a liberdade de imprensa e a liberdade absoluta de consciência.

Nossos amigos do Charlie Hebdo morreram porque eram consciências livres, porque eles acreditavam na grandeza da consciência humana, porque eles eram sem medo de defender suas ideias. Nós devemos a eles provar que sua luta pelos valores que compartilhamos prosseguirá com a mesma determinação.

Obediências signatárias:

Grande Oriente de França, Grande Loja da França, Federação Francesa de Direito Humano, Grande Loja Feminina da França e Grande Loja Tradicional e Simbólica Opera, Grande Loja Mista da França, Grande Loja Mista Universal, Ordem Iniciática e Tradicional da Arte Real, Grande Loja de Culturas e da Espiritualidade, Grande Loja da Aliança Maçônica Francesa.

Anúncios
Published in: on janeiro 8, 2015 at 9:10 am  Comments (5)  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2015/01/08/comunicado-das-obediencias-maconicas-francesas/trackback/

RSS feed for comments on this post.

5 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Tudo bem, que as Lojas da França queiram iniciar mulheres, que o façam, mas…como ficam os nossos regulamentos, constituições, landmarks, e toda a legislação maçônica?

    • Os regulamentos constituições e legislação maçônica são nacionais e regem cada obediência. Não existe uma legislação maçônica internacional.

      A França tem uma maçonaria própria, originária da constituição de 1723, ou seja, mais pura que a maçonaria inglesa (apesar de ser a fundadora). Mas a França tem um respeito muito maior pelos valores maçônicos, na medida em que cultua a liberdade e a igualdade e a fraternidade.

      É portanto perfeitamente justo e perfeito admitir mulheres na Maçonaria. Cabe a cada corpo maçônico decidir isso exercitando o livre arbítrio.

      Na França, as lojas não são obrigadas a nada. Admitem e aceitam visitas das irmãs se quiserem.

  2. Bom dia, sou contra qualquer tipo de violência, em especial esta de Paris, mais também sou contra a falta de respeito aos Direitos de crença, sabemos que os muçamanos tem um idolatria muito seria a MAOMÉ, pergunto: porque não respeita-la? só estamos vendo esta violência, e a violência cometida contra eles, pela falta de respeito a sua crença. eu já tive vontade de perder a cabeça contra alguns EVANGELICOS que vive ofendendo NOSSA SENHORA, Mãe de Jesus, porque estes evangélicos não respeitam nossa crença? É motivo de reflexão. Date: Thu, 8 Jan 2015 12:10:17 +0000 To: georgeasbradc@hotmail.com

  3. Bom dia Beppe!

    A França também já tem lojas femininas? Interessante não é mesmo?

    abbraccio!

    • Bom dia Brother Edson,

      A França sempre foi mais adiantada. A Droit Humain existe desde 1882. O Grande Oriente de França finalmente decidiu que as lojas estão livres para exercitar o livre arbítrio. Assim, se uma loja quiser iniciar mulheres ela está autorizada. Ao mesmo tempo, esse livre arbítrio permite que uma loja negue o direito de visita às irmãs regularmente iniciadas no GODF. Ou seja, respeito e caldo de galinha não faz mal a ninguém!
      veja aqui: http://droit-humain.org/web/pt-pt/
      No Brasil há um site do DH, mas tentamos contatá-los sem sucesso.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: