Os números sagrados na tradição pitagórica maçônica

 

Por: Arturo Reghini

Liberdade vai buscando, que é tão querida
Como sabe quem por ela rechaça a vida.
Dante, Purgatório. I,71-72[i].

Tradução: S.K. Jerez

Segundo os antigos rituais e as antigas Constituições maçônicas, a finalidade da franco-maçonaria é o aperfeiçoamento do homem.

Os antigos mistérios clássicos não tinham outro objeto e conferiam a télétê, perfeição iniciática. Este termo técnico estava vinculado etimologicamente aos três sentidos de fim, morte e perfeição, como já observa o pitagórico Plutarco. Jesus utiliza também a palavratéleios quando exorta seus discípulos a serem “perfeitos como vosso Pai que está nos céus”, inclusive se, por uma dessas frequentes incongruências das Santas Escrituras, afirma que “ninguém é perfeito exceto meu Pai que está nos céus”.

Essa definição poderia parecer explícita e precisa; e, não obstante, uma ligeira mudança formal alterou fundamentalmente o conceito. Tomemos como exemplo o dicionário de Pianigiani que afirma que a finalidade da franco-maçonaria é o aperfeiçoamento da humanidade; grande quantidade de profanos, assim como numerosos maçons, aceitam essa definição. A primeira vista pode parecer que aperfeiçoamento do homem e aperfeiçoamento da humanidade significam a mesma coisa. Na realidade, se referem a dois conceitos profundamente distintos, e sua aparente sinonímia gera um equívoco e oculta uma incompreensão. Outros utilizam a expressão aperfeiçoamento dos homens, igualmente equivocada. Evidentemente, é quase impossível decretar qual é a expressão correta, porque qualquer franco-maçom pode declarar correta a que está mais de acordo com suas preferências, e ainda comprazer-se, talvez, no equívoco. Mas quando se trata de determinar, histórica e tradicionalmente, a interpretação correta e conforme com o simbolismo maçônico, a questão muda de aspecto e já não se trata de preferências particulares.

Continuar lendo…https://bibliot3ca.wordpress.com/os-numeros-sagrados-na-tradicao-pitagorica-maconica/

Anúncios
Published in: on janeiro 22, 2014 at 3:03 pm  Comments (1)  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2014/01/22/os-numeros-sagrados-na-tradicao-pitagorica-maconica/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Um texto fantástico, como todos os que nosso mestre Filardo coloca à nossa disposição.
    Lembrou-me que na História da Maçonaria escrita pelos adeptos da Maçonaria Primitiva (Há Lojas no México e Argentina) eles colocam a existência de Lojas italianas fundadas por Da Vinci e levadas por ele para a França. Tinham por escopo o desenvolvimento de artes e ciências. Não é incompatível com o que “aponta” este artigo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: