A morte iniciática do maçom, símbolo ou realidade?

 

Os maçons referem-se à iniciação como um segundo nascimento, como um renascimento após uma morte indispensável que qualificam de simbólica. Mas, o que significa “morte e renascimento”? É uma ideia poética que nada tem a ver com a realidade ou um ato concreto? O que deve morrer e renascer?

Um dia nascemos sem pedir a quem quer que seja. Nos alimentam com leite, depois comida cozida e finalmente com alimentos sólidos para que nosso corpo cresça e passe de bebê a criança e de criança a adulto. Ao mesmo tempo, tentamos, com sucesso variável, alimentarmo-nos intelectualmente enquanto juntamos inconscientemente eventos aleatórios, uma nutrição emocional. Em última análise, tornamo-nos o que somos: homens e mulheres imersos em uma sociedade onde cada um está lutando para não ser conduzido pelas ondas do nada.

Leia mais: https://bibliot3ca.wordpress.com/a-morte-iniciatica-do-macom-simbolo-ou-realidade/

Published in: on dezembro 28, 2013 at 8:05 pm  Comments (1)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2013/12/28/a-morte-iniciatica-do-macom-simbolo-ou-realidade/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. bom dia
    sim morremos , não só no sentido figurado
    isso é fato , uma iniciação bem feita com tempo para refletir isso acontece , me pegarão por volta de 12:30 para cerimonia as 7:30 portanto tive muito tempo para pensar e repensar na minha vida , meus atos , família , filho , amigos , trabalho ,enfim o que eu tinha feito antes daquele ato com minha vida , mais o que mais me chamou atenção foi o tamanho da responsabilidade que eu estava assumindo perante aqueles amigos , tbem muito grato pela confiança em min depositada ,chorei muitooooooooo , e ainda choro ao lembrar da minha iniciação , ao termino da cerimonia fomos para o jantar , bastante cansado , mais muito feliz , no trajeto de volta para minha casa percebi que não era mais o mesmo homem , PORTANTO MORREMOS SIM .


Deixe uma resposta

