Até o Mandela!

Tradução José Filardo

 selo mandela

Ficamos imaginando se eles ousariam! Não demorou muito tempo depois do anúncio da morte de Nelson Mandela para fazer circular uma foto “provando” sua filiação maçônica.

Essa foto o apresenta vestido com a cruz de Malta, ao lado do Duque Richard de Gloucester, primo da rainha Elizabeth e Grão Prior da Ordem de São João (Ordem de São João). Um selo Sul Africano impresso por ocasião do 900º aniversário desta Ordem representa também Nelson Mandela, Cavaleiro Honorário da Ordem (Knight of Grace of the Order), com o manto e a cruz. Pode-se ler no site da Ordem de São João uma mensagem de despedida e de agradecimento a Nelson Mandela.

No entanto, não se deve confundir essa ordem de cavalaria da Coroa Britânica com a Ordem (católica) dos Cavaleiros de Malta ou o Grau de Cavaleiro de Malta (Degree of Knight Malta) no sistema do Rito de York. Em outras palavras, essa foto não prova qualquer filiação maçônica (ou Iluminista!) do ex-presidente sul-Africano.

Outra informação circula que Nelson Mandela teria sido feito maçom at sight  (por comunicação) pelo Grão-Mestre da Grande Loja Prince Hall da Carolina do Norte, William C. Parker Jr em 28 junho de 1990 durante a turnê de Mandela e sua esposa pelos EUA. O site dessa Grande Loja  não faz qualquer referência a este evento. A fonte citada é, a cada vez, A História da MW Grande Loja Prince Hall da Carolina do Norte e Jurisdição, 1864-2000 (pag. 268-272), mas esse trabalho não pode ser encontrado online.

Jiri Pragman

http://www.hiram.be/Meme-Mandela_a8438.html

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2013/12/09/ate-o-mandela/trackback/

RSS feed for comments on this post.

5 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Zehfilardo… Verdade… Eu li os comentários na ordem inversa. Desculpe-me a falta de atenção.

  2. Em resumo ele é sim maçom, até mesmo porque se ele não fosse, todos os grandes Chefes de Estado (Em sua maioria maçom), não teriam ido pessoalmente prestar suas homenagens, mesmo ela sendo Nelson Mandela.

    • Negativo. Ele comprovadamente não é maçom. Recebeu uma comenda da Ordem de St.John que não é uma ordem maçônica e os “grandes chefes de estado” não são maçons em sua maioria, pelo contrário. Precisa estudar mais, pesquisar mais e não pegar carona em informações infundadas.

  3. A polêmica continua…

    MANDELA NÃO É MAÇOM
    Por Kennyo Ismail

    Já vimos essa história anteriormente. Basta o indivíduo se tornar presidente dos EUA ou ser famoso e morrer para dizerem que é maçom. Isso provavelmente ocorre porque um presidente dos EUA não teria tempo ou daria relevância para desmentir tal afirmação. Os mortos então parecem ser os preferidos, pois fica ainda mais difícil de desmentir.

    Sabemos porque isso acontece. Seria ótimo ser irmão de prêmios Nobel, presidentes, líderes mundiais e celebridades. Mas seria ótimo se fosse verdade. Nossa Ordem já é sublime o bastante pela sua história e ensinamentos. Não precisamos de garotos-propaganda.
    No caso do Nelson Mandela, os websites de fanáticos religiosos e teóricos de conspiração se baseiam principalmente numa foto de Mandela vestindo uma capa preta com uma cruz branca de malta para afirmarem categoricamente que ele é maçom. E alguns maçons provavelmente gostaram muito da ideia. Tem até Grão-Mestre citando o “Irmão Mandela” em discurso.

    A foto mostra Nelson Mandela com o manto da Ordem de São João, também chamada de Soberana Ordem Militar de Malta. Trata-se de Ordem honorífica, da qual a Rainha Elizabeth II é a Soberana Chefe e a concede a personalidades de destaque internacional. Cada país tem uma série dessas Ordens que são concedidas por seu governante. O Brasil tem condecorações similares como, por exemplo, a Ordem do Cruzeiro do Sul, a Ordem do Rio Branco, a Ordem Nacional do Mérito, etc. O ex-presidente Lula, enquanto presidente, recebeu da Rainha Elizabeth a Ordem de Bath, uma das tantas Ordens concedidas por aquela Chefe de Estado. Essas Ordens, logicamente, não costumam ter qualquer relação direta com a Maçonaria.

    É claro que Mandela, pelos valores que defendia, poderia muito bem ser um maçom. Mas não podemos nos esquecer que apesar de que todo maçom tem que ter esses valores, nem todos com esses valores têm que ser maçons.

    Obs.: Muitos irmãos defendem a teoria de que Mandela era maçom com base na afirmação do Irmão Joseph Walkes, em seu livro “The History of the M.W. Prince Hall Grand Lodge of North Carolina and Jurisdiction, 1864-2000″, que relata que o então GM W. C. Parker Jr., da MW Prince Hall GL da Carolina do Norte teria feito Mandela maçom “at sight”, na Georgia. O fato é que o GM da Prince Hall da Georgia teve a oportunidade de, por alguns minutos, entregar um presente a Mandela em seu quarto de hotel, quando Mandela estava de passagem pela Georgia, em 1990. O MW Irmão Parker Jr., então GM da PHGL da Carolina do Norte, foi convidado a acompanhá-lo no breve encontro no hotel, aproveitando a oportunidade para declará-lo maçom e informá-lo do desejo de se criar uma Loja “Nelson Mandela” na Carolina do Norte. As homenagens são, logicamente, justas, considerando a história de vida e luta de Mandela pela paz. Entretanto, três observações são feitas:

    1) um GM iniciando um candidato em outro Estado, fora de sua jurisdição, mesmo que “at sight”;

    2) iniciação “at sight” significa que o GM dispensa o candidato de processos preliminares e dos interstícios entre os graus, podendo galgar os três graus simbólicos sem escrutínio e em apenas um dia, mas não dispensa de passar pelas cerimônias, tendo os três graus duração por volta de 5 a 6 horas, o que é impossível ser realizado em poucos minutos num quarto de hotel. Tanto que, nas legislações maçônicas que permitem a iniciação “at sight”, geralmente há a menção de que o GM deve “abrir a Loja para esse fim”;

    3) A criação de uma Loja com nome de pessoa viva.

    Assim, considerando que numa Ordem Iniciática torna-se membro por meio de uma iniciação, e observando que não houve uma iniciação de fato, acredito que, infelizmente, Nelson Mandela não era maçom.

    Fonte: http://www.noesquadro.com.br

  4. Recebi e Repasso…Buscar a veracidade fica a cargo do Blogueiro:

    “Queridos IIr.’.

    Estou encaminhado estes esclarecimentos que recebi hoje do nosso .’. Gr.’. Secr.’. da Tecnologia da Informação Ir.’. Leandro Henrique Delamare Ferreira referente ao Ir.’. Nelson Mandela.

    “Respondendo a pergunta, e tomando a liberdade de enviar para nossos irmãos de outras listas, pois a duvida deve ser a mesma de muitos.”

    “De acordo com Joseph Walkes em seu livro: “The History of the M.W. Prince Hall Grand Lodge of North Carolina and Jurisdiction, 1864-2000”, Págs. 268-272, Mandela foi feito um maçom “at sight” pelo Grão-Mestre, William C. Parker Jr, em 28 de junho de 1990, enquanto o Mandela e sua esposa Winnie estavam em turnê nos Estados Unidos. Imediatamente após, Mandela ser “feito”, o GM Parker nos termos da sua autoridade como Conservador da Maçonaria na Jurisdição da Carolina do Norte, “fez” a esposa de Mandela, Winnie, um membro da Ordem da Estrela do Oriente. Além disso, de acordo com Walkes no livro acima, houve um artigo no Masonic Journal no final de 1990, anunciando a constituição da Loja Nelson Mandela e o Capítulo Nelson Mandela da Ordem da Estrela do Oriente, em Soweto, África do Sul.”

    Então, com isso, ele sim é maçom, porem não foi iniciado como nós, ele foi feito maçom pelo Grão Mestre da Época que tinha esta autoridade, e ele teve sim influencia em levar a maçonaria para a África do Sul, e a fez, porem ele não é Grau 33, pois ele foi feito maçom e recebeu os Graus do York, e não do REAA.

    Já esta circulando também a foto em anexo dele vestido com a roupa do cavaleiro de malta, que embora seja um grau maçônico, esta “honraria” ele recebeu da rainha da Inglaterra, então não é o Malta da maçonaria, e sim um titulo de honraria britânico.

    Espero ter respondido suas duvidas, e fique a vontade para compartilhar com quem quiser.

    Abraços

    .’. Gr.’. Secr.’. da Tecnologia da Informação Leandro Henrique Delamare Ferreira”


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: