7 de Setembro – Uma obra da Maçonaria

Aproxima-se o 7 de Setembro e testemunharemos uma enchente de merecidas manifestações de orgulho com o papel desempenhado pela Maçonaria neste importante evento. Não resta a menor dúvida de que a Maçonaria teve um papel crucial na organização, na promoção e na realização desse feito. Isso é fato.

Contudo, o atingimento do objetivo desencadeou uma tempestade de vaidade e ambições que envolveu os protagonistas e que provocou lamentáveis ocorrencias que mancharam o desempenho daqueles irmãos tão dedicados à libertação da pátria.

Assim, o Brother Pedro Guatimozim, vulgo Imperador Pedro I do Brasil, ficou com a fama pelo fechamento do Grande Oriente Brasílico em 1822, quando, na verdade o responsável por esse importante fato na história do GOB não foi ele, mas sim os Irmãos Andrada que deram um espetáculo lamentável de falta de espírito maçônico, promovendo o fechamento do GOB, quando o próprio Guatimozim já havia determinado sua reabertura. Além disso, perseguiram os irmãos que eram adversários políticos, prendendo-os e exilando-os.

Os Andradas deveriam ter seus nomes inscritos no Livro Negro da Maçonaria Brasileira, juntamente com o nome de Mario Behring, o seu coveiro.

Uma boa leitura…

https://bibliot3ca.wordpress.com/os-andradas-boas-biscas-ou-os-lamentaveis-acontecimentos-que-cercaram-o-fechamento-do-gob-em-1822/

Anúncios
Published in: on setembro 4, 2013 at 11:40 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2013/09/04/7-de-setembro-uma-obra-da-maconaria/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: