Noticias da Maçonaria Francesa

Ele se agita, o Bando das Seis (Potências)

23 de janeiro de 2013 11:08 h LE | POR

François Koch http://blogs.lexpress.fr/lumiere-franc-macon/

Entrevista coletiva contra entrevista coletiva foi esta quarta-feira, 23 de janeiro, a réplica das seis potências àquela de oito dias atrás das cinco potências. Amigável (onze jornalistas foram convidados a almoçar em um restaurante perto da Rue Cadet), o evento foi organizado pelo GODF, a FFDH, a GLFF, a GLMF, a GLMU e a GLFMM.

Catherine JEANNIN-NALTET (GLFF), Jacques SAMOUELIAN (FFDH), José GULINO (GODF), François PADOVANI (GLMF), Guy ROMAN (GLMU), Nicole FRANÇOIS (GLFMM)

À primeira vista, a questão do ” número de divisões ” foi resolvida rapidamente: o ” Bandos dos 6 ” “pesa” exatamente 90.000 irmãos e irmãs contra 50.000 irmãos para a Confederação dos 5 (1) . Entre os 90.000, contam-se 30.805 irmãs (34,2% em vez de 17% em toda a maçonaria francesa).

Notei a bela exibição de unidade, que foi tão rara por vários anos (a última entrevista coletiva conjunta data de dois anos atrás), e perguntado se haveria uma tradução concreta no futuro, com declarações conjuntas (sobre o “casamento para todos”, cada potência faz seu esforço sozinha). Resposta de José Gulino: ‘ Nossa comunicação deve certamente ser melhorada; temos que evoluir, porque há de fato uma diferença entre o nosso desejo de unidade e nossas conquistas; pretendemos melhorar nossas relações . ‘


Em relação à Confederação que está sendo criada em torno da GLDF, o Grão-Mestre do GODF não procurou fazer acreditar que ele se importa: ‘ Do nosso lado, não haverá discursos conclamando à luta. Se for para a Confederação ser criada, ela será criada. ” Fiel à sua franqueza, a Grã-Mestra da GLFF enfatizou que a Maçonaria anglo-saxã tinha uma “imagem misógina, branca e reservada aos ricos “… antes de de acrescentar que seus comentários referiam-se apenas à GLUI e às GLs dos Estados Unidos da América.

Tudo ainda precisa ser construído em matéria de comunicação comum. As reações “cada um por si” sobre o Casamento para Todos demonstraram isso. Vê-se bem que as potências não têm as mesmas sensibilidades. Por exemplo, o chefe do GODF lidera um ataque muito crítico contra as posições tomadas por igrejas no debate público sobre o casamento civil, enquanto a representante da GLFF insiste na liberdade de expressão das Igrejas …


Como seria de se esperar, só o GODF saudou a chegada da esquerda ao poder: ‘ Com este governo há diálogo, enquanto que ele não existia com o anterior … “, sublinha José Gulino. Mas, daí a que as ideias dos maçons sejam levadas em consideração nos ministérios ou o parlamento … obviamente, ainda não chegamos lá!

(1) GODF: 52.000 membros (dos quais 1200 irmãs ) FFDH: 16.800 membros (dos quais 11.189 irmãs) GLFF: 14.000 irmãs; GLMF: 4200 membros (dos quais 2184 irmãs) GLMU: 1600 membros (dos quais 832 irmãs ) GLFMM: 1400 irmãs.

Anúncios
Published in: on janeiro 24, 2013 at 8:22 am  Deixe um comentário  
Tags: , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2013/01/24/noticias-da-maconaria-francesa/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: