E pensar que no Brasil também era assim… antes do Renegado…

No Brasil também era assim, mas subitamente, em 1927… deu-se a melódia e a maçonaria, dividida, afundou-se e perdeu totalmente sua capacidade de influenciar a vida na sociedade.

https://bibliot3ca.wordpress.com/estes-macons-que-nos-governam/

Published in: on janeiro 15, 2013 at 11:48 am  Comments (2)  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2013/01/15/e-pensar-que-no-brasil-tambem-era-assim-antes-do-renegado/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. O Grande Oriente do Brasil, nossa Primeira Potência, acabou se tornando centralizado e, com isso, acabou se tornando autoritário para manter essa centralização.
    Com a implantação do Supremo Conselho no Brasil, por Montezuma, o GOB também quis se tornar “dono” do mesmo, o que provocou uma cisão que deu origem às Grande Lojas. Pelo que leio nas listas de discussão, vemos bem menos problemas “políticos” nas Grandes Lojas do que no GOB. É claro que centralização provoca isso. É o caso da Federação no Brasil. Governadores, Prefeitos e Governo Central estão sempre às turras.
    Um TFA.

    • Exatamente. Mas em 1927, o Kelly, então GMG do GOB foi muito inábil na negociação com o Renegado. Ele podia ter cedido na questão do Supremo Conselho (que atendia às ambições do Renegado) e chegado a um acordo separando o simbolismo para o GOB e os altos Graus para o Renegado.

      Mas, por não querer abrir mão do Supremo Conselho, os dois cagões conseguiram fracionar o simbolismo e o Supremo Conselho enfraquecendo a Ordem e a destruindo. O que sobrou foi um arremedo de maçonaria.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: