Maçonaria, organização reacionária, conservadora e elitista…

Uma reflexão bastante equilibrada de um irmão inglês, pertencente à maçonaria “regular”, ou seja, alienada, sobre a Maçonaria nos dias atuais.

Surpreendente é a constatação:

“De defensores e criadores da modernidade, liberdade e progresso científico, os maçons se tornaram hoje aos olhos do público educado e bem informado uma organização reacionária, conservadora e elitista. Este é um desses paradoxos caprichosos que história às vezes nos lança e não deixa de surpreender como os reformadores de ontem são os reacionários de hoje. ”

https://bibliot3ca.wordpress.com/maconaria-e-o-fim-do-humanismo/

Boa leitura…

Anúncios
Published in: on novembro 17, 2012 at 3:13 pm  Comments (2)  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/2012/11/17/maconaria-organizacao-reacionaria-conservadora-e-elitista/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Interessante como o autor, a meu ver, é confuso. Ele defendeu em todo o texto que a Maçonaria foi conservadora e reacionária, tendo inclusive servido de contraponto ao Iluminismo, e conclui o texto lamentando que esse conservadorismo seja um paradoxo.

    • Não acho que seja confusão. Ele é um maçom “regular”, ou seja é membro fiel da GLUI, constata o fato de que é conservadora, reacionária e elitista e tem a opinião, digamos “técnica” de que isso é um paradoxo se considerarmos as origens políticas e inovadoras da maçonaria em 1717. Eu acho ate que é um progresso no caso dele. Parece que a venda começa a cair dos seus olhos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: