Artigos de União dos Antigos e Modernos em 1813: Os documentos físicos.

Tradução José Filardo


R W Ir.´. YASHA BERESINER LL.B.

A Grande Loja Unida da Inglaterra celebra este ano o bicentenário da União entre as Grandes Lojas dos antigos e dos modernos em 1813. A União foi formalmente celebrada em 27 de dezembro, de acordo com o artigo I dos Artigos da União, que afirma: I. Haverá, a partir de e após o dia da festa de São João Evangelista, que se seguirá (ou seja, 27 de dezembro de 1813), uma união completa, perfeita e perpétua de e entre as duas Fraternidades de Maçons Livres e Aceitos da Inglaterra. . . representados em uma Grande Loja, a ser solenemente formada, constituída e mantida no referido dia…
” A palavra “celebrada” precisa ser enfatizada. A União tinha sido de fato ‘consumada’, por assim dizer, em 25 de novembro e “ratificada” e confirmada em 1 de Dezembro de 1813. Estas três datas chave causaram alguma confusão entre os historiadores, agravada pela perda de dois documentos, um dos quais já foi recuperado e que é o objeto deste artigo.
Em 25 de novembro 1813, os Grãos Mestres de ambas Grandes Lojas, os dois irmãos reais, o Duque de Sussex e o Duque de Kent, representando os Modernos e os Antigos, respectivamente e os seus comissários, seis no total, reuniram-se no Palácio de Kensington, com o único propósito de assinar dois manuscritos originais idênticos dos Artigos de União, um para cada Grande Loja. O documento original pertencente aos Antigos existe na Biblioteca e Museu da Maçonaria em Londres. É tme 205 milímetros de largura e 324 milímetros de altura, composto por um total de 10 páginas com texto em ambos os lados de cada página e os últimos três lados deixados em branco. Eles são assinados na página 7, cada selo de cera de cada signatário acrescentado sob a legenda: “Feito no Palácio de Kensington, neste dia 25 de novembro, no ano de Nosso Senhor 1813, e da Maçonaria 5813″ como segue: no lado esquerdo pelos Antigos – Edward G.M. (HRH Edward, Duque de Kent & Strathearn) Thos Harper DGM (Thomas Harper Grão Mestre Adjunto) Ja Perry PDGM (James Perry Past Grão-Mestre Adjunto) e Jas Agar PDGM (James Agar Past Grão-Mestre Adjunto) e no lado direito, pela Grande (ou Primeira) Loja dos Modernos mais quatro assinaturas: Augustus Frederick G.M. (HRH duque de Sussex Instalado em 12 de maio de 1813), Waller Rodwell Wright Pro G.M. Ilhas jônicas (Grão-Mestre Provincial das ilhas jônicas), Arthur Tegart PJGW (Past Segundo Grande Vigilante), J Deans PJGM (James Deans Past Segundo Grande Vigilante). Embora o duque de Kent fosse apenas Grão Mestre Eleito, neste momento, teria sido sentido que ele estava qualificado para assinar o documento como “Edward G.M.”. Cada Grande Loja reteve sua cópia do original assinado e selado dos s Artigos da União.
Duas alterações particularmente significativas, entre algumas menores foram feitas no Artigo II nesses documentos. Elas são reveladas na palestra 1993 Arco Real Batham do companheiro Douglas Burford, “As anomalias da conexão Craft-Arco Real”: as palavras “quatro graus” foram alteradas para “três graus” e as palavras “Supremo Grau” na linha seguinte foram alterada para “Suprema Ordem”. A consequência indireta dessas mudanças é que esses mesmos documentos originais tiveram que ser “ratificados” por cada uma das Grandes Lojas, e isso foi feito separadamente nas assembleias “Grande Loja Especial” que seguiu a instalação do Duque de Kent e o suntuoso jantar no dia 1 de Dezembro.
A exigência de tal ratificação foi também incorporada ao primeiro parágrafo do Artigo IX dos Artigos da União, que dizia: IX. A Grande Loja Unida que está sendo agora constituída; o primeiro processo após a oração solene será ler e proclamar o ato da União, tal como anteriormente assinado e selado com os grandes selos das duas Grandes Lojas, após o que o mesmo será solenemente aceito pelos membros presentes.
(O segundo parágrafo do artigo IX não parece ter sido cumprido e está fora do escopo deste breve artigo). Assim, a reunião de 1º de dezembro foi para cumprir uma exigência pré-determinada dos Artigos da União. Por mais incrível que possa soar, tarde da noite, depois de um longo dia de cerimônias e muita comida e bebida, os Modernos retiraram-se para se reunir no Freemasons’ Hall e os Antigos permaneceram na Taverna Crown and Anchor e cada um dos grupos abriu sua respectiva ‘Grande Loja Especial”. Aqui foram ratificados os Artigoss da União e também confirmados com uma segunda assinatura de cada Grão-Mestre aplicando o selo de sua Grande Loja. As cerimônias quase idênticas ocorreram em locais totalmente separados mais ou menos ao mesmo tempo, quando cada Grão-Mestre agia em nome de sua própria Grande Loja. O texto adicionado, que cada um dos Grandes Mestres assinou, dizia: ‘Em Grande Loja neste primeiro dia de dezembro de 1813 d.c., ratificou-se e confirmou-se, e o selo da Grande Loja foi afixado. Assim, nesta fase dos acontecimentos, em 01 de dezembro de 1813, as duas cópias dos Artigos de União são assinadas, seladas, ratificadas e confirmas e os selos das duas Grandes Lojas aplicados vinculando juridicamente as partes à União. Fato consumado. Conforme mencionado, este documento original dos Artigos da União pertencente aos Antigos sobreviveu. A versão da Grande Loja dos Modernos (ou Primeira) perdeu-se.
Era chegada a hora de se preparar para a Grande Assembleia de celebrações dos Maçons em 27 de dezembro, conforme exigido pelo Artigo I dos Artigos da União. Entre estes preparativos foi tomada a decisão de produzir duas reproduções manuscritas maiores e mais grossas do original dos Artigos de União, um para cada Grande Loja, com vista a serem cerimonialmente transportados para dentro da Grande Loja e assinados durante os procedimentos de 27 de Dezembro. Ambas as cópias desses facsímiles sobreviveram e estão guardadas nos arquivos da Biblioteca e Museu da Maçonaria em Londres. Eles são maiores que os originais, medindo 300mm x 420 milímetros, elaboradas e atraentes, com parte do título na primeira página destacado em ouro. As correções do artigo II foram incorporadas, embora claramente estas reproduções em fac-símile não tenha valor jurídico. Elas não são documentos originais e não podem alterar o estado da União já alcançado em 1 de Dezembro nem podem acrescentar coisa alguma ao acordo de União.
Como cópias fac-símile dos Artigos, ambas incluem as legendas de datas que aparecem no original, a saber: ‘Feito no Palácio de Kensington, neste dia 25 de novembro, no ano de Nosso Senhor 1813, e da Maçonaria, 5813’ e: ‘Em Grande Loja neste primeiro dia de dezembro de 1813 d.c., ratificou-se e confirmou-se, e o selo da Grande Loja foi afixado. Os fac-símiles, quando apresentados aos dois Grãos Mestres antes das cerimônias de 27 de dezembro estavam em branco, sem assinaturas ou selos. Conforme registrado nos procedimentos que descrevem o cortejo entrando no Grande Salão, cada um dos dois Grãos Mestres carregava “o Ato de União, em duplicata”, ou seja um para cada Grão-Mestre. Eles agora estão assinados pelos dois Grãos Mestres e seus respectivos Grandes Secretários abaixo da legenda, que diz: “Em Grande Loja, neste primeiro dia de dezembro de 1813 d.c, Ratificou-se e Confirmou-se, e o selo da Grande Loja foi afixado”. Elas são testemunhadas e assinadas: “Na presença do Conde Jacob Pontusson De la Gardie primeiro Grão-Mestre do Norte”. Eles foram, então, solene e cerimonialmente colocados dentro da Arca da Aliança. Deve-se ter em mente, e enfatizado que estas duas cópias de fac-símile do manuscrito original dos Artigos de União eram apenas representativos, cópias cosméticas, por assim dizer, somente para fins de exibição. Elas eram, é claro, precisas e idênticas aos originais assinados e selados, mas os aspectos jurídicos da União já tinham agora ocorrido.
Ambos os documentos, agora disponíveis para inspeção, mostravam que são assinados pelos Grãos Mestres e os Grandes Secretários (os modernos têm uma assinatura adicional) e testemunhados por De la Gardie, na contracapa de cada documento, abaixo da legenda onde se lê: ‘Em Grande Loja, neste primeiro dia de dezembro de 1813 d.c, Ratificou-se e Confirmou-se, e o selo da Grande Loja foi afixado”. Conforme esperado, não há selos ou sinais de que quaisquer selos tenham sido aplicados. Não havia necessidade de selos. Além disso, embora o evento estivesse ocorrendo em 27 de dezembro 1813, o documento que estava sendo assinado era datado, muito corretamente de 01 de dezembro de 1813. Os acontecimentos de 27 dezembro de 1813 foram uma exibição simbólica e uma celebração da unidade; a União já tendo sido alcançada em 1 de Dezembro.
A cópia fac-símile dos Artigos de União pertencentes aos Antigos foi posteriormente selecionada para uso como documento ‘Mestre’ ou documento oficial da União e foi, portanto, generosamente encadernado em uma capa de veludo decorada e embossada. A cópia foi assinada pelos quatro signatários dos Antigos (presume-se que os Modernos nunca se preocuparam em assinar este documento, ou talvez nunca lhes tenha sido solicitado) e, até recentemente, ela era levada para Grande Loja em cada Comunicação Trimestral na bolsa especial ainda em uso hoje e em exposição no Museu da Maçonaria.
O fac-símile pertencentes às Modernos (ou Primeira) Grande Loja tem um pedigree interessante, conforme relatado ao autor em correspondência privada por Susan Snell, Arquivista e Gerente de Registros na Biblioteca e Museu da Maçonaria e ex-arquivista da British Records Association(BRA). Ela escreve que o documento em causa, registrado como “BRA 1607”, juntamente com uma grande quantidade de outros documentos não relacionados foi depositado na BRA em 12 de agosto de 1968 a partir do College of Arms, através da Historial Manuscript Commission (HMC) como um presente. A British Records Association atua como uma câmara de compensação de arquivos para papéis dos advogados de Londres e outros registros de interesse histórico potencial. Em 16 de janeiro de 1976, Janet Foster, então arquivista da BRA, escreveu à Grande Loja e o documento foi posteriormente entregue a James Stubbs, Grande Secretário da época em Charterhouse, onde ele residia. O recebimento do documento ‘despacho número 1662’ é reconhecido com um agradecimento em uma carta da Grande Loja Unida da Inglaterra dirigida ao BRA datada de 5 de Fevereiro de 1976. A descoberta relativamente tardia do documento pode explicar porque ele não tem sido citado por vários autores que escreveram sobre o assunto, e que podem ter chegado a conclusões diferentes se a existência de uma versão da cópia fac-símile dos Modernos tivesse sido conhecida.

articles1

articles2

Ilustração: Os Artigos de União datados de 25 de novembro de 1813 e assinado com os selos dos dois Grãos Mestres e seus comissários. As últimas três linhas abaixo das assinaturas e selos são a ratificação e a confirmação “em Grande Loja ‘(ou seja, dos Antigos), datadas de 01 dezembro de 1813 e assinadas por “Edward” Grão-Mestre dos Antigos. O selo grande ao centro e à esquerda do documento também é o da Grande Loja dos Antigos. Este documento é preservado nos arquivos da Biblioteca e Museu da Maçonaria em Londres. Um documento idêntico com a assinatura do Duque de Sussex em sua base e o grande selo dos Modernos (ou Primeira) Grande Loja da Inglaterra está atualmente desaparecido.

Fotografia por David Peabody.

AGRADECIMENTOS

Meus agradecimentos são extensivos ao muito paciente Martin Cherry, competente bibliotecário da Biblioteca e Museu da Maçonaria por sua assistência sem hesitação e o irmão John Hamill por compartilhar comigo suas opiniões sobre o assunto. John Belton, cujo excelente livro “A União Maçônica Inglesa de 1813”, recentemente viu a luz do dia, provou ser um amigo e um cavalheiro de grande valor. Finalmente, eu mencionei o irmão Douglas Burford e Susan Snell no texto.

Publicado on maio 7, 2013 at 10:12 am  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.wordpress.com/1813-artigos-de-uniao-os-documentos-fisicos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: